Questões de Concurso Público FUB 2015 para Técnico em Mecânica
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No desenho técnico, objetos de vários tamanhos são representados dentro dos limites do papel a ser utilizado. Para evitar distorções emanter a proporcionalidade, os desenhos devem respeitar a relação entre o tamanho do desenho executado no papel e o tamanho real do objeto, utilizando-se a mesma unidade de medida (milímetro, centímetro, metro, quilômetro etc.). Essa relação é denominada escala.
Se o objeto mostrado na figura II for desenhado segundo a escala 1:50, o comprimento do desenho, no papel, será igual a 7,80 cm.
No desenho técnico, objetos de vários tamanhos são representados dentro dos limites do papel a ser utilizado. Para evitar distorções emanter a proporcionalidade, os desenhos devem respeitar a relação entre o tamanho do desenho executado no papel e o tamanho real do objeto, utilizando-se a mesma unidade de medida (milímetro, centímetro, metro, quilômetro etc.). Essa relação é denominada escala.
Para representar de forma ampliada o objeto mostrado na figura I ou mesmo seus mecanismos internos, devem-se utilizar escalas normalizadas como, por exemplo, 2:1 e 5:1.
Considerando a figura I e as vistas ortográficas mostradas nas figuras de I a V acima, julgue o item subsecutivo.
As figuras II, III e V mostram, respectivamente, as vistas lateral direita, frontal e superior da peça mostrada na figura I.
Considerando a figura I e as vistas ortográficas mostradas nas figuras de I a V acima, julgue o item subsecutivo.
Quando comparada com a representação em um sistema de duas projeções, a representação em três planos diminui a margem de ambiguidade no conjunto de projeções ortogonais de um objeto.
A figura III representa o sistema mecânico da figura I em uma perspectiva isométrica explodida, que é normalmente utilizada em manuais e catálogos para instruir como as peças devem ser montadas.
Os papéis frequentemente utilizados no desenho técnico têm por base o tamanho A0, de dimensões 841 mm × 1.189 mm e área de 1 m². Os formatos dos papéis da família A são representados por A1, A2, A3 e A4, em que, quanto maior for o número de identificação após a letra A, maior será o tamanho do papel.
A área hachurada na peça mostrada na figura II corresponde a um corte total do conjunto mecânico representado na figura I.
Os elementos a, b, c, d e e, em destaque nas figuras II e III, identificam, respectivamente: o limite do papel, o quadro/a moldura, a margem, a legenda/o carimbo e a lista de peças. A margem esquerda é maior para permitir a furação da folha e seu arquivamento.
A perspectiva isométrica é uma perspectiva de projeção paralela, que difere da perspectiva cônica por retratar os objetos como eles aparecem visualmente para o observador.
Os ícones mostrados na figura I correspondem, da esquerda para a direita, a linha, polilinha, círculo e arco. As funções associadas a cada um desses ícones podem ser acionadas por meio do prompt, utilizando-se, respectivamente, os comandos L, PL, CIRC e ARCO.
A ferramenta cujo ícone está indicado na figura II, denominada ZOOM TEMPO REAL, permite alterar o tamanho absoluto de objetos no desenho, ampliando-os ou reduzindo-os.
O uso de blocos é indicado quando se pretende que um mesmo conjunto de desenhos seja utilizado várias vezes. Uma vantagem dessa ferramenta é que, ao se alterar a definição do bloco, todas as referências serão atualizadas, poupando-se tempo na execução do desenho.
Por meio da tecla F3, ativa-se o OBJECT SNAP — cujo ícone está mostrado na figura IV —, que aciona auxiliares visuais que tornam possível localizar, no desenho, pontos precisos, como as extremidades de linhas, pontos médios de um segmento de reta, centros de círculos, interseção de retas etc.
A ferramenta correspondente ao ícone representado na figura V permite aplicar propriedades de um objeto para outro, tais como cor, camada, tipo de linha e espessura de linha. A deficiência dessa ferramenta está no fato de o usuário não poder especificar qual dessas propriedades será copiada.
A ferramenta ESPELHAR — cujo ícone está mostrado na figura VI — permite inverter, relativamente a determinado eixo, o objeto selecionado, sempre apagando o objeto original.
Por meio da caixa de diálogo mostrada na figura III, é possível inserir blocos previamente criados no próprio arquivo em que o desenho está sendo executado, mas não é possível inserir arquivos de desenho externos.