Questões de Concurso Público FUB 2015 para Técnico em Telecomunicações
Foram encontradas 33 questões
Considere que uma carga se desloca, a uma velocidade constante, na presença de um campo magnético uniforme cuja direção é perpendicular à direção de movimento da carga. Nessa situação, atuará sobre a carga uma força cuja direção é a mesma do vetor velocidade da carga, porém em sentido oposto.
Uma carga positiva e uma carga negativa se atraem com uma força cujo módulo é diretamente proporcional ao produto das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas.
Uma carga positiva localizada no vácuo gera um potencial elétrico cujo valor é diretamente proporcional ao módulo da carga e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre a carga e o ponto onde o potencial é medido. O potencial elétrico é uma grandeza vetorial cuja direção é radial à carga.
Em uma transmissão que utiliza modulação em frequência (FM), a largura de banda do sinal varia com o índice de modulação, de modo que, quanto maior for a largura de banda do sinal, melhor será o desempenho do sistema na presença de ruído.
Quanto maior for o índice de modulação de um sinal modulado em amplitude (AM), menor será sua eficiência.
A largura de banda de um sinal FM independe da amplitude do sinal modulante.
Os diferentes canais analógicos de TV em radiodifusão são multiplexados pela técnica FDM (frequency division multiplexing).
Se um sistema de transmissão digital que emprega BPSK (binary phase shift keying) ocupa B Hz de banda e transmite a uma taxa de Rb bps, então um sistema que utiliza 8-PSK e ocupa a mesma banda transmitirá a uma taxa de 4Rb.
Um sistema de transmissão digital que emprega 8-FSK (frequency shift keying) ocupa aproximadamente quatro vezes a largura de banda de um sistema que utiliza BFSK e transmite a mesma taxa de símbolos.
Caso um modulador digital transmita a uma taxa bruta de 1 Mbps e seja empregado um código corretor de erros com taxa de codificação igual a 3/4, a taxa de transmissão efetiva será de 750 kbps.
Considerando que a potência do ruído seja constante na curva de desempenho da modulação BPSK mostrada abaixo, será necessário aumentar a potência de transmissão mais que duas vezes para que se reduza a taxa de erro de bit de 0,01 para 0,0001.
Considere que um sistema de transmissão digital possua taxa de transmissão de 1 Mbps e que vinte usuários diferentes sejam multiplexados por meio de TDM (time division multiplexing). Nessa situação hipotética, se cada usuário transmitir, a cada time slot de transmissão, um bloco de 20 bytes, a duração de um quadro TDM será igual a 4 ms.
Se um sistema de transmissão, em que são multiplexados vinte usuários, transmitir a uma taxa de 2 Mbps e cada usuário transmitir um sinal de voz amostrado a uma taxa de 10 kHz, então o sinal será quantizado com 10 níveis de quantização.
Tanto a PDH quanto a SDH têm por base o esquema de multiplexação TDM.
Os dois sistemas padronizados de portadoras PDH, conhecidos como sistema T e sistema E, possuem diferentes taxas de dados no canal de menor nível. No T0 essa taxa é igual a 48 kbps, ao passo que, no E0, essa taxa é de 64 kbps.
Conforme a hierarquia SDH, um enlace E1 transmite a uma taxa de 2 Mbps, ao passo que um enlace E3 transmite a uma taxa de aproximadamente 6 Mbps.
Diferentemente do PDH, em um sistema SDH todos os equipamentos da rede devem estar sincronizados.
O GSM (global system for mobile communications) baseia-se no esquema de duplexação conhecido como TDD (time division duplexing).
HSPA (high-speed packet access) é uma tecnologia de 3.ª geração que permite a transmissão de dados a uma taxa superior ao WCDMA (wideband code division multiple access).
O uso de múltiplas antenas, tanto na transmissão quanto na recepção, permite aumentar a taxa de transmissão de dados da tecnologia de 4.ª geração LTE (long term evolution).