Questões de Concurso Público FUB 2015 para Técnico em Telecomunicações
Foram encontradas 10 questões
O protocolo IPSec pode ser utilizado para a construção de VPNs (virtual private networks), em que os pacotes de uma rede privada trafegam encriptados pela Internet.
Em aplicações de voz sobre IP (VoIP), é necessário garantir que nenhum pacote seja perdido entre a fonte e o destino.
Diversos protocolos são implementados para garantir a segurança nas redes sem fio, como, por exemplo, o WEP e o WPA. Os primeiros oferecem boa proteção às redes sem fio, diferentemente dos últimos.
O protocolo CSMA/CA, utilizado pelas redes wi-fi, é fundamentado no protocolo de redes cabeadas CSMA/CD. Uma vez que, nas redes sem fio, é mais difícil serem identificadas colisões, o protocolo CSMA/CD foi alterado para se adequar a essa característica.
A nova versão do IP mantém o formato do cabeçalho do IP da versão corrente.
Uma das principais mudanças no protocolo da nova versão do IP é o aumento do tamanho do endereço, que passou de 32 bits para 128 bits para acomodar o crescimento contínuo da Internet.
Um sistema de telefonia IP que utilize o protocolo SIP é composto por um conjunto de servidores que lidam com diversos aspectos da sinalização, como servidor de domínio, servidores proxy e servidores de localização.
O SIP é um protocolo utilizado na telefonia IP que opera na camada de aplicação, o que o torna dependente dos protocolos da camada de transporte.
O par trançado, utilizado em sistemas de telefonia, é obtido revestindo-se cada fio com um material isolante e torcendo-se o par dos fios conjuntamente. Essas torções alteram as propriedades dos fios e os tornam apropriados para uso em uma rede.
Embora as redes ADSL ofereçam altas taxas de transmissão, não é possível utilizar nelas a mesma infraestrutura de uma rede de telefonia que possua cabeamento com par trançado.