Questões de Concurso Público FUB 2015 para Tecnólogo - Recursos Humanos
Foram encontradas 45 questões
Administrar as estratégias de recursos humanos, a infraestrutura da empresa, a contribuição dos funcionários e as transformações na empresa podem ser consideradas como os quatro principais papéis da gestão de pessoas na atualidade.
O papel do profissional de RH como treinador requer ações voltadas às necessidades crescentes de capacitação e desenvolvimento das pessoas visando torná-las cada vez mais eficazes para o desempenho de suas atividades.
É correto afirmar que algumas das novas características da GP são: concentração na função de RH, especialização das funções, preservação da cultura organizacional, ênfase nos meios e procedimentos, e busca da eficiência interna.
A GP está evoluindo com os novos desafios e as constantes mudanças ambientais, deixando de ter foco introspectivo e conservador, para tornar-se uma área projetada para o futuro, para o destino da empresa.
De acordo com o panorama atual, as transformações na área de RH são pouco expressivas e necessitam, ainda, reconhecer o capital humano e intelectual como aspectos fundamentais para se atingir o sucesso das empresas
A função da GP é perceber e reconhecer talentos, conhecimentos, habilidades, personalidade, competência, sensibilidade, aspirações e desejos. Dessa forma, as pessoas na organização são vistas não apenas como empregados, mas como colaboradores e parceiros.
Os papéis assumidos atualmente pelos profissionais de recursos humanos (RH) envolvem atividades estratégicas, mas não operacionais.
Mentoring pode ser considerado como o ato de entrega de sua vida profissional, seus conhecimentos “do que fazer" e experiências “do como fazer" a outro profissional menos experiente.
A estrutura lógica das carreiras, sendo esta a sequência coerente de cargos ou funções para evolução profissional das pessoas, sofre influência direta e indireta das estratégicas da empresa, influenciando a realidade atual e futura dos profissionais que nela atuam.
Counseling é uma atividade de consultoria com foco básico em aconselhamentos, debates e repetições, com flexibilidade elevada e decisões de trabalho tomadas pelo treinado e pela empresa.
Com relação ao planejamento de carreira: orientação profissional, Coaching, Mentoring e Counseling, julgue o item subsequente.
Coaching é uma abordagem que visa o desenvolvimento profissional e pessoal em magnitude, na qual um profissional, com ampla experiência e suprido de embasamento teórico-prático, auxilia um outro profissional com menos experiência e conhecimento.
A diversidade inclui a todos e não pode ser considerada apenas como definição de raça ou gênero. O conceito é mais amplo e abrange idade, história pessoal e corporativa, formação educacional, função e personalidade.
Com relação à gestão de pessoas e da diversidade, julgue o próximo item.
Muitas organizações multinacionais se instalam em países com língua, etnias, classe social, costumes e religiões diferentes do país de origem da empresa, o que constitui uma preocupação para o gestor de pessoas, que terá que criar estratégias, desenvolver programas, políticas e processos organizacionais e ações afirmativas que visem minimizar as desigualdades sociais.
A ideia de diversidade, conceito que vem se difundindo no mundo e, consequentemente, nas organizações, se refere à variedade de atributos de indivíduos ou grupos.
O tema da diversidade é uma questão de ação afirmativa que remete a um ponto de vista das políticas públicas no sentindo de tentar, institucionalmente, reverter as desigualdades sociais.
A antiga RH se caracteriza por definir políticas que tratam as pessoas de maneira diferenciada, ou seja, de forma individualizada. Seus processos enfatizam as diferenças individuais e a diversidade nas organizações.
Até bem pouco tempo, o foco da GP estava na produtividade e na qualidade do trabalho. Atualmente, pode-se afirmar que o foco foi ampliado para agregar também a qualidade de vida dos empregados, pois, quando estes estão felizes, produzem mais e melhor.
Os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT) são de fácil implantação, têm baixo custo e possui como alvo os empregados. Estes aderem aos programas sem hesitação por serem programas que possibilitam maior envolvimento nas decisões nos setores de suas respectivas áreas de atuação.
Transformar o ambiente de trabalho em um lugar agradável tornou-se meta questionável para as empresas, pois um ambiente de trabalho mais agradável não altera os níveis de acidentes e absenteísmo, além de não gerar aumento na produtividade.
As competências de uma organização, que visa garantir sua sobrevivência e estabelecer sua diferenciação no mercado competitivo, são formadas pelo conjunto das competências de seus membros.