Questões de Concurso Público MEC 2015 para Administrador de Banco de Dados
Foram encontradas 58 questões
O nível interno de um banco de dados é definido como sendo o mais próximo do meio de armazenamento físico. Nesse nível, estão a representação física dos campos e a sequência física em que os registros estão armazenados no sistema.
As linguagens de programação podem ser utilizadas no nível conceitual para que visualize a parte do banco de dados de interesse.
No nível externo, pode-se ter uma visão única de todo o banco de dados, incluindo definições de esquemas e restrições de integridade, independentemente do armazenamento físico.
O acesso mais comum a banco de dados é realizado por meio de linguagens não procedurais. Como exemplo, a instrução SELECT, em SQL, permite especificar os objetos do banco de dados que serão recuperados, incluindo os detalhes de implementação de como essa recuperação ocorrerá.
Na transformação do modelo conceitual para o lógico, a quantidade de atributos das entidades envolvidas determina o método a ser utilizado na implementação dos relacionamentos.
Por ser um processo contínuo, o projeto físico permite que sejam realizadas alterações no banco de dados, mesmo após a sua implementação.
Durante a etapa do projeto físico, é permitido realizar o particionamento de dados.
No projeto lógico, o modelo físico é obtido por meio da transformação do modelo conceitual.
Com relação ao tempo de execução de uma consulta, o uso de índices em tabelas é recomendado para que os dados sejam exibidos rapidamente. A eficiência de uma consulta está relacionada à quantidade de índices na tabela: quanto mais índices ela possuir, mais rápida será a execução das operações de leitura e escrita.
Entre os recursos do Oracle 11g que permitem ajustar o banco de dados para aumentar seu desempenho estão os índices de chave invertida, que, para atingir esse fim, necessitam, em alguns casos, ser reconstruídos com frequência.
A maior parte dos problemas de desempenho em banco de dados não está relacionada à aplicação, mas sim às configurações incorretas dos arquivos de parâmetros realizadas pelos administradores de banco de dados.
Nas situações em que muitos usuários realizam inserções de forma concorrente, uma boa prática com relação ao planejamento do desempenho consiste em organizar as inserções de modo que elas envolvam a menor quantidade de tabelas possível.
O uso de views materializadas permite aumentar o desempenho do banco de dados, pois minimiza o acesso às tabelas de dados e torna mais rápida a execução das consultas.
A instrução, em SQL, grant update (nota) on aluno_disciplina to pedro, miguel; apresenta erro de sintaxe
Em SQL, o comando create role acesso_ensino as grant insert, update on ensino_superior, quando executado, cria o papel acesso_ensino, contendo os privilégios de inserir e atualizar na tabela ensino_superior.
No Oracle 11g, o parâmetro PASSWORD_GRACE_TIME é usado para especificar o número de dias após o qual uma senha expirada deve ser alterada.
No PostgreSQL 9.3.1, o parâmetro authentication_timeout indica o tempo máximo, em segundos, para se completar a autenticação do cliente e pode ser configurado via arquivo ou linha de comando.
No MySQL 5.7, a tabela user do banco de dados mysql, armazena as contas dos usuários, incluindo suas senhas.
View é um objeto que permite implementar a segurança em um banco de dados, omitindo dados irrelevantes para algum grupo de usuário. No entanto, não é permitido criar uma view com base na definição de outra view.
A fim de adicionar, ao modelo, informações do ENEM, para, posteriormente, armazenar dados referentes às provas, a tarefa mais indicada é criar, para cada prova, um atributo simples na entidade ENEM.