Questões de Concurso Público MEC 2015 para Analista de Sistemas

Foram encontradas 35 questões

Q578188 Engenharia de Software
Julgue o item a seguir, a respeito da engenharia de software.

Na fase de engenharia de requisitos do software, do paradigma do ciclo de vida clássico da engenharia de software chamado de modelo cascata, são identificadas as necessidades do sistema do ponto de vista do desenvolvedor, sem a presença do solicitante.

Alternativas
Q578189 Engenharia de Software
Julgue o item a seguir, a respeito da engenharia de software.

A análise de pontos por função é uma métrica que permite mensurar produtividade, qualidade, custo e documentação de um software.




Alternativas
Q578190 Engenharia de Software
Julgue o item a seguir, a respeito da engenharia de software.

A engenharia de software, composta por um conjunto de três elementos fundamentais — métodos, ferramentas e procedimentos — torna disponível ao desenvolvedor uma base para construção de um software de alta qualidade em termos de produtividade.


Alternativas
Q578191 Engenharia de Software
Acerca de ferramentas CASE (computer aided software engineering), julgue o item subsequente.
IDE (integrated development environment) é um exemplo de ferramenta CASE utilizada com o objetivo de acelerar o desenvolvimento do software.
Alternativas
Q578192 Engenharia de Software
Acerca de ferramentas CASE (computer aided software engineering), julgue o item subsequente.
As ferramentas CASE abrangem todas as ferramentas eletrônicas utilizadas em computadores, destinadas a auxiliar o desenvolvedor na etapa de codificação do software.
Alternativas
Q578193 Engenharia de Software
A respeito da linguagem UML, julgue o item que se segue.
A linguagem UML, que utiliza conceitos orientados a objetos, é um sistema de notação dirigida à modelagem de sistemas
Alternativas
Q578194 Engenharia de Software
A respeito da linguagem UML, julgue o item que se segue.
A linguagem UML padroniza artefatos e notação e define um processo padrão de desenvolvimento de softwares.
Alternativas
Q578195 Engenharia de Software
A respeito da linguagem UML, julgue o item que se segue.

Caso de uso é uma narrativa utilizada para descrever a sequência de eventos de um ator que usa um sistema para completar um processo.


Alternativas
Q578196 Engenharia de Software
A respeito da linguagem UML, julgue o item que se segue.


O ícone seguinte é a representação para um ator de um caso de uso.

                                            Imagem associada para resolução da questão


Alternativas
Q578197 Engenharia de Software
A respeito da linguagem UML, julgue os itens que se seguem.
Para descrever um processo de forma breve, em duas ou três sentenças, utiliza-se um caso de uso de alto nível
Alternativas
Q578198 Engenharia de Software
Com base em desenvolvimento (Ágil) de software, julgue o seguinte item.
Uma das premissas do desenvolvimento Ágil de software é que pessoas ligadas ao negócio e ao desenvolvimento devem trabalhar juntas somente na fase inicial do projeto. 
Alternativas
Q578199 Engenharia de Software
Com base em desenvolvimento (Ágil) de software, julgue o seguinte item.

Uma das entregas necessárias do desenvolvimento (Ágil) de software é a completa documentação do sistema e do projeto


Alternativas
Q578200 Engenharia de Software
Com base em desenvolvimento (Ágil) de software, julgue o seguinte item.

Acatar as mudanças de requisitos, ainda que o desenvolvimento já esteja avançado, é um dos princípios do Manifesto Ágil.


Alternativas
Q578201 Engenharia de Software
Acerca do Scrum, julgue o item subsequente.

Uma das vantagens do Scrum é que, com ele, aplica-se um mecanismo de redução sistemática de risco, por meio de seu ciclo frequente de inspeção e adaptação.


Alternativas
Q578202 Engenharia de Software
Acerca do Scrum, julgue o item subsequente.

Um projeto Scrum inicia-se com o Product Owner, que coleta informações dos stakeholders a fim de que seja elaborada uma lista de requisitos e de um backlog de produto.


Alternativas
Q578203 Engenharia de Software
Acerca do Scrum, julgue o item subsequente.

Daily Scrum, também conhecido como Daily Standup, é uma reunião diária rápida para se atualizar o Scrum Master sobre o estado do projeto.


Alternativas
Q578207 Engenharia de Software
Com relação à orientação a objetos, julgue o item subsecutivo.
Objetos são definidos como entidades da modelagem de sistemas que armazenam estados com a utilização de atributos dos próprios objetos, sem interação com outros objetos por meio de mensagens.
Alternativas
Q578208 Engenharia de Software
Com relação à orientação a objetos, julgue o item subsecutivo.

Em um sistema bem elaborado, os métodos são o único meio de se interagir com os objetos.


Alternativas
Q578209 Engenharia de Software
Com relação à orientação a objetos, julgue o item subsecutivo.

O foco da orientação a objetos está nos procedimentos a serem contemplados pelo sistema e nas informações que este manipulará e(ou) armazenará.


Alternativas
Q578210 Engenharia de Software
Com relação à orientação a objetos, julgue o item subsecutivo.

De acordo com o processo RUP, o desenvolvimento de um software é dividido em quatro fases: iniciação, elaboração, construção e transição.


Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: C
5: E
6: C
7: E
8: C
9: E
10: C
11: E
12: E
13: C
14: C
15: C
16: E
17: E
18: C
19: E
20: C