Questões de Concurso Público MPO 2015 para Arquivista - Cargo 3
Foram encontradas 70 questões
Manter o documento autêntico é um dos objetivos do princípio da territorialidade.
Os documentos, para serem considerados como correntes e intermediários, devem possuir valor primário.
O valor informativo está contido no valor secundário e se relaciona à capacidade do documento de provar os atos de uma administração.
A existência jurídica própria é uma das condições para que um órgão ou entidade produza um fundo de arquivo.
Para que exista o fundo de arquivo, é necessário que o sujeito acumulador de arquivo tenha aplicado a teoria das três idades documentais em seus arquivos.
Uma das competências do Conselho Nacional de Arquivos é implementar a política nacional de arquivos públicos e privados.
A informação, quando classificada na categoria secreta, permanece por quinze anos com restrição de acesso.
A cessação de atividades de instituições públicas e de caráter público implica o recolhimento de sua documentação ao Ministério da Justiça ou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Os documentos públicos, de acordo com a Lei dos Arquivos, podem ser identificados como especiais ou nato digitais.
A dimensão da unidade de descrição é um dos elementos obrigatórios na descrição de documentos de arquivo, conforme estabelece a norma brasileira de descrição arquivística.
O princípio de que a descrição arquivística procede do geral para o particular é uma consequência prática do princípio de respeito aos fundos.
De acordo com a norma brasileira de descrição arquivística, os pontos de acesso estão fundamentados na classificação dos documentos.
De acordo com a norma brasileira de descrição arquivística, informações sobre a história da unidade de descrição, desde que sejam significativas para a autenticidade, integridade e interpretação dessa unidade, serão incluídas no elemento história arquivística.
A elaboração do código de classificação é de responsabilidade dos órgãos setoriais do sistema de gestão de documentos de arquivo (SIGA).
O modelo de sistema utilizado no Brasil é o descentralizado, no qual o órgão central somente acompanha as ações.
Em relação a sistemas e redes de arquivo, julgue o item subsecutivo.
As redes de arquivo têm um órgão técnico que centraliza as
decisões e controla a implementação das ações dos órgãos
integrantes.
A eliminação de documentos de arquivo é operacionalizada na fase de destinação.
A implementação do programa de gestão de documentos independe da existência dos arquivos corrente, intermediário e permanente.
A política arquivística é uma das condições do programa de gestão de documentos, que envolve, inclusive, a descentralização de responsabilidades.
A gestão do correio eletrônico faz parte da fase de reformatação do programa de gestão de documentos.