Questões de Concurso Público MPU 2015 para Técnico do MPU - Segurança Institucional e Transporte, Conhecimentos Específicos
Foram encontradas 16 questões
Embora pneus murchos tenham reduzida vida útil e provoquem aumento no consumo de combustível, eles melhoram a estabilidade do veículo devido à maior aderência no piso com água.
Além das várias relações de transmissão, a transmissão continuamente variável permite que o conjunto funcione de modo contínuo e suave, sem trancos ou buracos entre uma marcha e outra, o que é uma vantagem em relação aos câmbios automáticos tradicionais.
Quanto maior for a octanagem da gasolina, melhor será a sua qualidade: a alta octanagem permite que a gasolina resista a maiores compressões no cilindro do motor, sem ocorrer detonação.
Na frenagem, caso se perceba trepidação no pedal de freio ou ruído, recomenda-se a substituição das pastilhas e a verificação do estado dos discos.
Caso o veículo, em marcha retilínea, apresente vibração, deve-se avaliar a suspensão com relação à convergência.
No sistema de direção hidráulica, um fluido hidráulico ou um óleo leve é fornecido sob pressão por uma bomba acionada pelo motor. Havendo avaria nesse sistema, é impossível a condução do veículo.
A unidade de comando eletrônica controla as unidades injetoras em motores diesel de caminhões, de modo a permitir que a partida do motor seja imediata, como ocorre em motores que utilizam outros combustíveis.
No distribuidor com ignição eletrônica, uma unidade de comando interrompe eletronicamente a corrente de baixa tensão, com duração maior quando comparado ao distribuidor de ignição convencional, o que contribui para que não apareçam falhas nas altas rotações do motor.
A energia da bateria nos veículos elétricos modernos, que atualmente atinge 180 W-h/kg, é fator fundamental para o bom desempenho desses veículos, considerando, além disso, fatores como vida útil, potência, segurança e custo.
Entre os sistemas eletrônicos aplicados nos veículos, a embreagem eletrônica traz maior conforto para a dirigibilidade, a permanência de rotação mais uniforme do motor e os desacoplamentos sem ruídos ou oscilações nas trocas de marcha.
A codificação R4 em uma vela de ignição identificada por BCPR4E indica que ela é do tipo resistiva e de grau térmico do tipo frio.
Os sistemas de ignição eletrônica impedem que as velas apresentem o bico do isolador esbranquiçado e com grânulos na superfície.
Quando o óleo lubrificante do motor está frio, a pressão necessária para impeli-lo pelas pequenas folgas do motor poderá ser demasiado elevada, a ponto de danificar a bomba de óleo. Nesse caso, uma válvula de descarga existente no interior da bomba se abre a fim de deixar passar algum óleo para o cárter.
Os sistemas de injeção eletrônica podem ser dotados de apenas uma válvula injetora de combustível (EFI) ou de várias válvulas injetoras (MPFI). Esses sistemas possuem vantagens em relação ao carburador, como a redução do efeito denominado retorno de chama no coletor de admissão e a eliminação do afogador.
O sistema pneumático permite economia de pneus ao levantar o eixo ou eixos autodirecionais durante manobras, com o veículo vazio ou com carga parcial.
No sistema de arrefecimento de circuito fechado, quando a temperatura da água sobe, fazendo-a expandir, o excesso de água é forçado para o radiador, o que amplia a capacidade de resfriamento do motor.