Questões de Concurso Público STJ 2015 para Analista Judiciário - Comunicação Social
Foram encontradas 20 questões
O direito do jornalista de guardar o sigilo de suas fontes deixa de vigorar caso a informação prejudique a reputação de terceiros.
analisar propagandas comerciais de tabaco e de bebidas alcoólicas, bem como as de medicamentos e terapias veiculadas pelos meios de comunicação do país.
O ouvidor, que atuou durante o período colonial brasileiro, pode ser considerado antecessor dos modernos ombudsmen.
As experiências de ouvidoria nos órgãos públicos brasileiros se enquadram entre os mecanismos de prestação de contas e responsabilidade social. Essas experiências visam fortalecer o exercício da cidadania.
As instituições públicas que não tiverem ombudsman ou seu correlato ouvidor podem ser punidas na forma da lei.
A função da ouvidoria na comunicação pública corresponde à do ombudsman nos veículos de comunicação. Se, na indústria informativa, o ombudsman opera como vigilante dos sistemas de comunicação, na comunicação pública a ouvidoria atende aos princípios da transparência e da qualidade no atendimento aos usuários.
A figura do ombudsman — mediador de interesses distintos — foi concebida originalmente na Suécia, vindo a surgir no Brasil como instância mediadora das distintas demandas dos cidadãos.
As formas de expressão do pensamento e da informação não podem sofrer restrições dos poderes públicos, por isso os meios de comunicação social têm liberdade para formar sistemas de monopólio ou oligopólio.
Para publicar veículos impressos é necessário obter licença do governo local.
Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística, tanto nos grandes quanto nos pequenos veículos de comunicação social.
Identidade institucional é a forma como os públicos de interesse percebem uma referida instituição, empresa ou corporação.
Endomarketing, também denominado comunicação interna, é uma ferramenta que pode ser usada de forma estratégica para alinhar os interesses da organização com os de seus colaboradores, no sentido de estimular a troca de experiências e informações, além de promover o diálogo e a participação de todos os níveis hierárquicos.
O treinamento conhecido como media training pode auxiliar no sucesso de uma entrevista junto à mídia, visto que, por meio desse treinamento, pode-se repassar ao assessorado orientações importantes sobre postura, discurso e trato com os repórteres.
Erudição, ordem direta, clareza, concisão e modismos são princípios que devem nortear o texto jornalístico.
A ideologia do jornalista, seus valores e influências socioculturais estão intrinsecamente relacionados ao conceito de valor-notícia.
Dada a multiplicidade de fatores a ser considerada no conceito valor-notícia, é necessário que o processo de produção jornalística seja rigidamente pré-fixado para evitar distorções.
Os princípios da linguagem das mídias tradicionais são extensivos ao texto do jornalismo na Web.
A multimidialidade é característica das mídias virtuais e exclusividade do jornalismo on-line.
No ciberespaço, a convergência de mídias também pode ser entendida como hibridização de tecnologias e linguagens.
É possível incorporar arquivos multimídia de áudio e vídeo em texto para Web por meio de embed, uma tag HTML.