Questões de Concurso Público STJ 2015 para Técnico Judiciário - Saúde Bucal
Foram encontradas 70 questões
As alterações oclusais não são objeto de avaliação nos levantamentos epidemiológicos de alcance nacional devido à dificuldade técnica de execução do seu registro.
Os estudos epidemiológicos dessas doenças no Brasil são realizados por instituições de caráter privado.
O monitoramento da doença cárie, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), deve ser feito mediante o uso do índice de ataque de cárie conhecido como CPO.
Para monitoramento da doença periodontal, recomenda-se o uso do índice PSR (periodontal screening and recording).
O perfurador de dique de borracha de Ainsworth é um instrumento comumente utilizado para a execução do isolamento absoluto do campo operatório.
Os condensadores de Ward são utilizados na técnica de inserção de amálgama em cavidade dentária preparada para esse fim.
Para a realização do exame clínico dentário, a sonda exploradora deverá estar sempre com a ponta afiada para permitir a detecção de lesões cariosas nos sulcos e fissuras dentários.
Para se remover dentina cariada, pode-se utilizar tanto a cureta ou colher de dentina quanto as brocas de aço cilíndricas em baixa rotação.
Os grampos de números 200 a 205 são indicados para pré-molares, quando se executa o isolamento absoluto do campo operatório.
O fórceps odontológico de número 151 para adulto é um instrumento de uso odontológico indicado para extração de pré-molares, incisivos e raízes de dentes superiores.
Embora sua presença não necessariamente resulte em lesão de cárie, o biofilme é um fator contribuinte para o desenvolvimento da doença cárie.
Para se realizar o controle do biofilme dentário, é necessária sua remoção mecânica, que pode ser executada por um profissional ou pelo próprio paciente.
O método de escovação dos dentes, de acordo com as técnicas de higiene bucal, deve ajustar-se às condições do paciente, incluindo faixa etária e habilidade manual, entre outros.
O flúor é considerado como uma das estratégias para controlar a doença cárie individualmente.
Para o diagnóstico clínico da cárie dentária, podem ser utilizados os seguintes aparatos: campo operatório limpo e seco, iluminação adequada, pinça clínica, espelho bucal e sonda exploradora.
A aplicação de flúor na água de abastecimento e nos dentifrícios disponíveis para a população brasileira contribuiu para a redução da cárie dentária nas crianças e adolescentes, atingindo a meta proposta pela OMS para o ano 2000.
A doença cárie configura um processo que pode ocorrer em qualquer superfície dentária onde o biofilme se acumule e permaneça por determinado período de tempo.
A desmineralização e a remineralização da camada superficial do esmalte dentário é um fenômeno natural na dinâmica da cavidade bucal.
Como método de controle da doença cárie, a aplicação tópica de flúor com gel acidulado tem o dobro da efetividade quando feita por quatro minutos, em comparação à aplicação feita por um minuto.
na supervisão do trabalho dos auxiliares de saúde bucal, independentemente de delegação do cirurgião-dentista.