Questões de Concurso Público STJ 2015 para Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação
Foram encontradas 24 questões
No contexto da metodologia Scrum, ocorre um sprint quando o scrum master acelera o ciclo de desenvolvimento de um produto ou serviço.
Os objetivos de uma daily scrum incluem a disseminação do conhecimento sobre o que foi executado no dia anterior, a identificação de impedimentos e a priorização do trabalho a ser realizado.
O índice de desempenho para término é uma métrica de desempenho de custos obtida pela razão entre o custo para se terminar o trabalho restante e o orçamento restante do projeto.
O profissional especialista em DevOps deve atuar e conhecer as áreas de desenvolvimento (engenharia de software), operações e controle de qualidade, além de conhecer, também, de forma ampla, os processos de desenvolvimento ágil.
DevOps é um conceito pelo qual se busca entregar sistemas melhores, com menor custo, em menor tempo e com menor risco.
Os procedimentos de engenharia de software constituem o elo entre os métodos e as ferramentas, o que possibilita o desenvolvimento racional e oportuno de software.
A engenharia de software, cujo objetivo é o de apoiar o desenvolvimento de programas de computador, prioriza a programação individual e especializada, excluindo-se a documentação e as configurações do programa, que são tratados pela engenharia de sistemas e pela ciência da computação.
Os métodos da engenharia de software proporcionam os detalhes de como construir o software e introduzem, muitas vezes, uma notação gráfica ou orientada à linguagem especial.
As etapas da engenharia de software são, frequentemente, citadas como paradigmas, cuja escolha é realizada em função da natureza do projeto e da aplicação, dos métodos e das ferramentas a serem utilizados.
Serão classificados como organizacionais os requisitos operacionais e de desenvolvimento que forem identificados na análise de requisitos não funcionais.
O foco nos métodos ágeis está na entrega incremental do software, ou seja, na entrega de valor, com fundamento no princípio de processos prescritivos.
Na Extreme Programming, a programação em pares cria ilhas de especialistas na equipe por meio da análise simultânea de duas pessoas no desenvolvimento do software.
Na análise de requisitos não funcionais, o tempo de treinamento, o tempo de reinício após falha, o número de sistemas-alvo e a disponibilidade são medidas para, respectivamente, facilidade de uso, robustez, portabilidade e confiabilidade.
Embora não afetem diretamente o que o software irá entregar, os requisitos de espaço são classificados, excepcionalmente, como requisitos funcionais em projetos orientados a objetos, especialmente devido à reusabilidade.
O polimorfismo de objeto pode criar objetos que herdam comportamento de uma classe e pode possibilitar que o desenvolvedor programe um comportamento diferente para os métodos de classes existentes, mas, para que seja da forma sobrescrita, o polimorfismo precisa possuir a mesma assinatura.
A qualidade do produto de software garante a aplicação correta do processo de desenvolvimento, concentrando esforços na busca pela qualidade do modo de criar e de manter o produto final.
Classes podem ter dois tipos de métodos e dois tipos de variáveis. Assim, dois objetos da mesma classe são distinguidos pelo estado de suas variáveis de instância.
O uso de comentários é uma das técnicas de código limpo que, em conjunto com a refatoração de códigos, permite aumentar a produtividade de desenvolvimento de códigos.
Na classificação das métricas de software como quantitativas ou qualitativas, a métrica de pontos de função é tida como qualitativa por ser derivada de uma relação empírica embasada em medidas calculáveis da complexidade do software.
O custo para projetar, codificar e testar o software pode ser estimado por meio do uso de ponto de função em dados históricos de sistemas similares.