Questões de Concurso Público TCU 2015 para Auditor Federal de Controle Externo - Tecnologia da Informação
Foram encontradas 12 questões
Imprimir um cheque e identificá-lo como pago na conta-corrente será considerado um processo elementar se, juntas, essas atividades corresponderem à menor unidade da atividade significativa para o usuário.
Quando duas ou mais aplicações mantém e(ou) referenciam a mesma função de dados, deve-se contar os DERs (dados elementares referenciados) de todas as funções de dados das aplicações envolvidas.
Em todos os sistemas novos, o processo de engenharia de requisitos deve começar por um estudo de viabilidade.
Julgue o item que se segue com relação às metodologias ágeis.
O método para a implantação de mudanças denominado Kanban não prevê papéis nem cerimônias específicas.
Julgue o item que se segue com relação às metodologias ágeis.
A cada nova funcionalidade de software adicionada na prática de refactoring (refatoração) em XP, a chance, o desafio e a coragem de alterar o código-fonte de um software são aproveitados como oportunidade para que o design do software adote uma forma mais simples ou em harmonia com o ciclo de vida desse software, ainda que isso implique a alteração de um código com funcionamento correto.
Julgue o item que se segue com relação às metodologias ágeis.
Conforme a metodologia SCRUM, Sprint Planning Meeting é uma reunião de planejamento em que o Scrum Master prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades a serem implementadas no período.
Com relação a testes de software, julgue o item seguinte.
O teste de integração consiste em construir gradualmente o sistema, por integração de seus componentes, e testar o sistema resultante, buscando identificar e analisar problemas originados a partir das interações entre esses componentes, em um ambiente de execução com características próximas àquelas a serem utilizadas no ambiente operacional real.
Com relação a testes de software, julgue o item seguinte.
Os casos de testes são especificações acerca das entradas para o teste e da saída esperada e englobam, também, uma declaração do que está sendo testado. Devido ao tamanho do espaço de possibilidades de teste, a geração automática exaustiva de casos de testes que exploram todas as entradas e saídas para qualquer configuração de teste é impossível ou computacionalmente intratável.
Caso um usuário, ao utilizar o software de controle de versões Subversion, tente sobrescrever uma mudança já realizada por outro e isso gere uma situação designada como conflito, o software não tentará resolver automaticamente essa situação.
De acordo com a abordagem DevOps (development – operations), os desafios da produção de software de qualidade devem ser vencidos com o envolvimento dos desenvolvedores na operação dos sistemas com os quais colaboraram no desenvolvimento.
Para que a prática de integração contínua seja eficiente, é necessário parametrizar e automatizar várias atividades relativas à gerência da configuração, não somente do código-fonte produzido, mas também de bibliotecas e componentes externos.
Na gerência de um pipeline de implantação (deployment pipeline), recomenda-se que o código-fonte seja compilado repetidas vezes em contextos diferentes: durante o estágio de commit, nos testes de aceitação, nos testes de capacidade e nos testes exploratórios.