Questões de Concurso Público Telebras 2015 para Assistente Técnico
Foram encontradas 29 questões
Conversores A/D flash não utilizam sinal de clock, visto que não necessitam de temporização ou sequenciamento.
No que se refere a conversores analógico-digital (A/D) e digital-analógico (D/A), julgue o item subsecutivo.
A saída de um conversor D/A de 5 bits pode produzir 32 níveis diferentes de tensão
O tempo de conversão de um conversor A/D por aproximações sucessivas aumenta à medida que a tensão analógica de entrada aumenta.
O método de paridade é uma das técnicas para detectar e corrigir erros em telecomunicações, por meio da adição de um byte de redundância antes ou depois da sequência de bits da mensagem.
Para efetuar operações aritméticas binárias, a adição de um número positivo com um número negativo maior resulta em um número negativo em complemento de 2.
Para converter números representados na base octal em números binários, deve-se separar cada dígito do número octal e substituí-lo por seu valor correspondente binário de quatro bits.
Glitch é um pulso de tensão ou de corrente de curta duração que pode ser interpretado, por um circuito lógico, como um sinal válido e provocar uma operação inadequada.
Em um multiplexador que seleciona as informações, os dados são transferidos de uma linha para diversas linhas.
As tecnologias de programação antifuse de um dispositivo reconfigurável baseiam-se em um dispositivo de dois terminais, que apresenta uma alta impedância no estado não programado.
O barramento FireWire, também chamado USB, é um periférico com tecnologia de entrada/saída de dados em alta velocidade para conexão de dispositivos digitais.
O dispositivo PAL (programmable array logic), ou matriz lógica programável, é em um arranjo programável de portas XOR, que se conecta a um arranjo fixo de portas AND.
O PLL (phase locked loop) é um circuito utilizado na demodulação de sinais AM.
Para sintonizar uma estação com portadora de frequência em 68 MHz em um aparelho de TV com receptor super-heteródino que trabalhe com frequência intermediária igual a 4 MHz, deve-se utilizar um oscilador local com frequência igual a 72 MHz.
A banda ocupada por um sinal modulado em frequência (FM) é variável conforme seu índice de modulação; assim, quanto maior for a banda, melhor será a qualidade do sinal na presença de ruído.
Um sinal modulado em amplitude (AM) com portadora suprimida (SC – suppressed carrier) apresenta, como importante vantagem, a possibilidade de um receptor simples por detecção por envoltória.
O esquema AM utilizado na radiodifusão comercial é o sistema AM SSB (single side band).
Em um sistema com modulação OFDM (orthogonal frequency division multiplexing), a eficiência espectral aumenta com o incremento do espaçamento entre subportadoras, considerando-se o mesmo valor de intervalo de guarda.
A taxa de transmissão de um sistema digital que empregamodulação BPSK (binary phase shift keying), com taxade símbolos de 1 MBauds, e que utiliza um código corretorde erro com taxa R = ½ será de 500 kbps.
CRC (cyclic redundancy check) é um exemplo de código corretor de erro comumente utilizado em comunicações.
A compressão de um sinal digital sempre envolverá perda de informação.