Questões de Concurso Público TRE-GO 2015 para Técnico Judiciário - Programação de Sistemas
Foram encontradas 12 questões
Considere a seguinte situação hipotética.
Em um banco de dados referente a um curso, um aluno pode estar em mais de um curso ao mesmo tempo. Além disso, na tabela de cursos realizados por aluno, estão presentes as chaves estrangeiras aluno e curso.
Nessa situação, tanto o código do curso como o código do aluno são chaves primárias nas tabelas curso e aluno, respectivamente.
Ao se excluir uma tupla de um banco de dados, pode-se violar a integridade referencial desse banco por uma chave primária.
Um conjunto de entidades que não possuem atributos suficientes para formar uma chave primária é definido como um conjunto de entidades fortes.
Uma chave primária identifica um único valor de uma tupla no banco de dados e não possui mais de um atributo na tabela.
Nas organizações, o emprego de sistemas gerenciadores de banco de dados promove a segurança e a consistência dos dados, favorecendo a redundância e garantindo a integridade dos dados.
O administrador de banco de dados tem como atribuição, entre outras, decidir que dados devem ser armazenados no banco de dados e estabelecer normas para manter e tratar esses dados.
As três principais etapas de execução de um projeto de banco de dados são projeto lógico, projeto físico e criação do banco de dados.
Os autorrelacionamentos só podem possuir cardinalidade dos tipos de um para um e de um para muitos.
Um atributo de uma entidade pode ser composto e mutivalorado ao mesmo tempo.
O comando SQL a seguir mostra, em ordem, os empregados listados na tabela Empregado que também constam na tabela Treinamento como tendo realizado treinamento com prazo superior a três dias e que têm salário fixo igual ou superior a R$ 2.000,00.
SELECT nome_empregado, prazo_treinamento
FROM Empregado E, Treinamento T
WHERE salario_fixo >= 2000.00 AND
prazo_treinamento > 3 AND
E.cod_empregado = T.cod_empregado;
As instruções de manipulação de dados INSERT e DELETE (excluindo-se a forma CURRENT) não necessitam de cursores.
Um dos qualificadores para o OUTER JOIN previstos na sintaxe SQL ANSI é o FULL OUTER JOIN, em que são incluídas todas as linhas que satisfaçam a expressão tanto da primeira, quanto da segunda tabela