Questões de Concurso Público DPU 2016 para Bibliotecário
Foram encontradas 78 questões
Os modelos de gestão da informação têm como ponto de partida a disponibilidade de acervo nas bibliotecas.
A ciência da informação tem seu conteúdo apoiado na interdisciplinaridade: é uma área de conhecimento influenciada pelas ciências matemáticas, físicas, ciências sociais e humanas.
Aquisição de conhecimentos e treinamento científico, que habilitam o pesquisador à produção de trabalhos científicos, é uma das possibilidades da ciência da informação.
As finalidades da ciência da informação incluem o gerenciamento das informações registradas em documentos de arquivo.
Sítios de redes sociais, além de possibilitarem às bibliotecas o desenvolvimento de redes de interação com os usuários, podem também servir de exemplos para modelos de gestão estratégica da informação.
Os livros são para usar, conforme a quarta lei da biblioteconomia.
Nas bibliotecas, serviço de referência diz respeito ao controle de empréstimo de material bibliográfico.
O tipo de biblioteca, os usuários que a frequentam e a tecnologia disponível para consultas influenciam de modo determinante na qualidade do serviço de referência.
A proatividade é um atributo na caracterização de produtos e serviços informacionais e envolve a previsão das expectativas e a concretização da demanda latente antes da demanda expressa dos usuários.
A medição da satisfação do usuário é uma ação de administração de marketing, além de importante indicador para definir funções, objetivos, produtos e serviços no contexto do planejamento em centros de documentação.
A demanda dos usuários, que incide nos serviços de referência das bibliotecas, deve ser a mais específica possível, a fim de aumentar a precisão no processo de busca e recuperação da informação.
A identificação das necessidades de informação do usuário de biblioteca é uma das principais providências para torná-lo aliado na implementação de serviços e produtos informacionais.
Apenas obras de domínio público ou publicações institucionais podem ser digitalizadas e disponibilizadas em biblioteca digital de organizações para fins de disseminação da informação.
As enciclopédias e os dicionários são obras de referência, por isso não figuram como fontes de informação.
Bibliotecas digitais são consideradas bibliotecas tradicionais em formato digital, uma vez que apoiam o processo de disseminação da informação.
As bibliografias são instrumentos secundários de controle bibliográfico e de disseminação seletiva da informação.
Catálogos em linha, diretórios impressos ou digitais e bases de dados são instrumentos que viabilizam a disseminação da informação.
A linguagem natural é a que deve ser empregada no tratamento, no armazenamento e na disseminação da informação.
A preparação e organização de mensagens codificadas com base em itens existentes ou passíveis de inclusão em um ou vários acervos, de forma a permitir a intersecção entre mensagens contidas nos itens e mensagens internas dos usuários, refere-se à elaboração de um catálogo.
Um registro MARC é composto de quatro seções principais: campo de registro, diretório, formato para intercâmbio de dados e ligação implícita.