Questões de Concurso Público DPU 2016 para Contador
Foram encontradas 12 questões
Se, por erro, a entidade auditada considerar um valor menor para determinada receita, isso não deve ser considerado como uma distorção pelo auditor, pois, nesse caso, aplica-se o princípio da prudência.
Nem sempre é necessário que o auditado responda aos pedidos de confirmação solicitados pelo auditor.
Para reduzir o erro tolerável em uma amostra aleatória simples, é necessário que o auditor também reduza o tamanho da amostra.
No planejamento dos trabalhos de auditoria a ser realizada na DPU, além da observância das normas de auditoria, o auditor deve considerar as normas específicas relativas ao objeto da auditoria, ainda que tais normas não sejam consideradas na avaliação da materialidade de distorções encontradas.
Se, durante a avaliação dos inventários de material de consumo e permanente da unidade auditada, a auditoria interna identificar falhas, além da devida fundamentação em relação às normas legais descumpridas, os auditores devem propor possíveis soluções em seu relatório.
A auditoria de avaliação da gestão atua em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, com vistas a certificar as contas prestadas pelo gestor.
Eventos como cancelamento de restos a pagar ou outros que afetem a posição financeira da entidade auditada devem ser considerados no relatório do auditor, mesmo que ocorram no início do exercício seguinte ao de referência para a auditoria.
Os papéis de trabalho obtidos nas auditorias internas são semelhantes em suas finalidades e importância aos papéis elaborados diretamente pelos auditores internos.
A correta aplicação dos procedimentos de auditoria por parte do auditor elimina o risco de detecção.
Ao realizar auditoria no SIAFI, o auditor pode aplicar testes substantivos para verificar se os valores licitados foram corretamente registrados pela contabilidade da auditada.
Ao comparar informações obtidas em trabalhos anteriores realizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e por outras auditorias independentes da unidade auditada, o auditor emprega técnica adequada prevista nas normas de auditoria do setor público.
As normas de auditoria do Poder Executivo federal preveem procedimento de auditoria, por meio de inspeção, para avaliar a qualidade e a quantidade dos bens tangíveis e intangíveis dos órgãos públicos.