Questões de Concurso Público DPU 2016 para Técnico em Comunicação Social -Jornalismo
Foram encontradas 34 questões
As perguntas Quem? Diz o quê? Através de qual canal? Com que efeito? pertencem ao modelo dos processos de comunicação de Lazarsfeld, criado em 1955.
A Escola de Frankfurt sistematizou a doutrina da natureza essencial e das variedades fundamentais da semiose, isto é, da cadeia produtiva da construção de sentidos.
Gatekeeping, decisão sobre o que vai e o que não vai ser publicado, foi centralizado na responsabilidade dos editores no momento em que o jornal-empresa atingiu sua maturidade nos Estados Unidos da América.
A cabeça, texto lido pelo apresentador em telejornal, deve responder às perguntas contidas no lide, de modo a estarem presentes os sintagmas nominal, verbal e circunstancial.
De acordo com a teoria hipodérmica, a massa é composta por pessoas que não se conhecem, que estão separadas umas das outras no espaço e que têm pouca ou nenhuma ação ou influências recíprocas.
As empresas radiofônicas que apresentam noticiários em flash, apenas com a leitura do lide, são classificadas como news.
Nas empresas jornalísticas, o departamento de arte é responsável pela criação da identidade gráfica dos jornais.
A sequência que se dá a determinado assunto nas edições subsequentes do jornal, quando se trata de matéria impactante e que continua a despertar o interesse do leitor, denomina-se suíte.
Considere que um repórter tenha escrito o seguinte texto: “O monumento a Duque de Caxias foi colocado ontem, no centro da Praça da República, com o auxílio de guindastes. A prefeitura construiu diversos canteiros em volta, mas reservou uma área para abrigos destinados aos passageiros de ônibus e telefones públicos". Nesse caso, é correto afirmar que o texto é exemplo de uma descrição pictórica.
Mimetismo midiático é a obrigatoriedade de se cobrir determinada informação originária de outro meio de comunicação, fenômeno intensificado com a Internet.
O jornalismo que se realiza na rede mundial de computadores marca uma ruptura e uma negação das práticas tradicionais de jornalismo.
Ao contrário do jornal impresso, que pode mensurar sua viabilidade comercial pela tiragem, o jornalismo on-line não possui métrica para a lógica de mercado.
Nas situações de crise na organização, a assessoria de imprensa deve intensificar seu relacionamento com os órgãos da mídia de forma a supri-los com informações relevantes acerca da situação em questão.
O planejamento sistemático das ações da assessoria de imprensa evita a realização de ações não planejadas com a mídia, de modo a elevar a eficiência de sua atividade.
Um press kit deve conter informações claras e importantes, e pode ter um release explicativo como um de seus elementos, com informações da empresa e do produto que se pretende divulgar.
Release é um texto publicitário da organização, distribuído à mídia quando do lançamento de algum produto ou serviço.
O release funciona como substituto das informações oficiais da organização e tem o objetivo de eliminar as entrevistas coletivas.
As entrevistas coletivas devem se limitar a circunstâncias extraordinárias, quando houver a necessidade de informações relevantes e de interesse público, como em casos de lançamentos de produtos ou serviços ou situações emergenciais.
É atribuição do executivo principal da organização avaliar os riscos e as vantagens da entrevista coletiva e decidir acerca de sua realização.
Mesmo que a organização opte por conceder uma entrevista coletiva, pode ser necessário também, em algumas situações, conceder entrevistas individuais sobre o mesmo assunto para veículos de comunicação do interesse da organização.