Questões de Concurso Público FUB 2016 para Músico
Foram encontradas 60 questões
Com relação às manifestações musicais e à notação musical na Idade Média, julgue o próximo item.
No cantochão, os tipos de voz soprano, contralto, tenor e baixo se revezavam na condução da melodia, criando uma complexa teia polifônica.Acerca das manifestações polifônicas da Idade Média, julgue o item subsequente.
O organum primitivo era um instrumento de acompanhamento
utilizado nas primeiras manifestações polifônicas do século IX.
Embora os compositores franco-flamengos estivessem espalhados por toda a Europa Ocidental no início do século XVI e o seu idioma constituísse uma linguagem musical internacional, cada país tinha também sua música própria, que era mais conhecida, e provavelmente mais apreciada, pela maioria das pessoas do que a arte erudita dos compositores do norte europeu.
Donald Grout e Claude Palisca. História da música ocidental. Lisboa: Gradiva, 1994, p. 224 (com adaptações).
Considerando as informações apresentadas nesse texto, julgue o próximo item, relativo aos movimentos musicais dos séculos XV e XVI.
A frottola é um instrumento de sopro, italiano, típico do início do século XVI.Com relação aos principais instrumentos utilizados na composição e execução da música do século XVI, bem como à arte da dança nesse período, julgue o item a seguir.
As músicas para dança desenvolveram-se de forma tão notável no século XVI que se desvincularam de sua função original, passando a constituir um estilo musical independente.Com relação aos principais instrumentos utilizados na composição e execução da música do século XVI, bem como à arte da dança nesse período, julgue o item a seguir.
As flautas doces eram construídas em séries ou famílias, de maneira que, em conjunto, produziam um timbre uniforme em toda a extensão do baixo ao soprano.Com relação aos principais instrumentos utilizados na composição e execução da música do século XVI, bem como à arte da dança nesse período, julgue o item a seguir.
Na música do século XVI, o alaúde tinha um papel secundário devido à sua pouca aceitação entre os músicos profissionais e amadores da época.Com relação aos principais instrumentos utilizados na composição e execução da música do século XVI, bem como à arte da dança nesse período, julgue o item a seguir.
No século XVI, as danças tinham como formato característico
a combinação de uma dança lenta em ritmo binário com uma
dança rápida em ritmo ternário.
Por causa das paixões, Bach já foi chamado de “o maior dramaturgo musical do Barroco”. Ninguém lhe negará também o título de maior polifonista de todos os tempos, ao examinar sua maestria no emprego de muitos e diferentes instrumentos na execução do baixo contínuo.
Otto Maria Carpeaux. O livro de ouro da história da música. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001, p. 120 (com adaptações).
Tendo como referência o texto precedente e as características da música barroca, julgue o item que se segue.
O baixo contínuo, o contraponto e a fuga são elementos musicais que caracterizam a música do período Barroco.Por causa das paixões, Bach já foi chamado de “o maior dramaturgo musical do Barroco”. Ninguém lhe negará também o título de maior polifonista de todos os tempos, ao examinar sua maestria no emprego de muitos e diferentes instrumentos na execução do baixo contínuo.
Otto Maria Carpeaux. O livro de ouro da história da música. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001, p. 120 (com adaptações).
Tendo como referência o texto precedente e as características da música barroca, julgue o item que se segue.
As “paixões” citadas no texto referem-se aos diversos
casamentos que J. S. Bach teve ao longo de sua vida.
No que se refere ao período clássico-romântico, julgue o item subsecutivo.
As obras da segunda fase de Beethoven revelam a predileção desse compositor pelo estilo clássico.No que se refere ao período clássico-romântico, julgue o item subsecutivo.
A obra de Mozart foi fortemente influenciada pela música de
Joseph Haydn.
Figura 5A2AAA
Considerando o trecho de partitura de um coral de J. S. Bach, a cinco vozes, apresentado na figura 5A2AAA, julgue o seguinte item.
No compasso 10, a nota do terceiro tempo da 3.ª voz forma um trítono com a nota do terceiro tempo da 1.ª voz.Figura 5A2AAA
Considerando o trecho de partitura de um coral de J. S. Bach, a cinco vozes, apresentado na figura 5A2AAA, julgue o seguinte item.
Si bemol é a nota enarmônica da nota da 4.ª voz no último acorde da música.Figura 5A2AAA
Considerando o trecho de partitura de um coral de J. S. Bach, a cinco vozes, apresentado na figura 5A2AAA, julgue o seguinte item.
No acorde inicial, a tônica aparece em três das vozes.Figura 5A2AAA
Considerando o trecho de partitura de um coral de J. S. Bach, a cinco vozes, apresentado na figura 5A2AAA, julgue o seguinte item.
No trecho apresentado, não há ocorrência de síncope.Figura 5A2AAA
Considerando o trecho de partitura de um coral de J. S. Bach, a cinco vozes, apresentado na figura 5A2AAA, julgue o seguinte item.
Todos os acordes sob fermatas estão no estado fundamental.Figura 5A2AAA
Considerando o trecho de partitura de um coral de J. S. Bach, a cinco vozes, apresentado na figura 5A2AAA, julgue o seguinte item.
Metade dos acordes sob fermatas é do tipo maior, e metade é do tipo menor.Figura 5A2AAA
Considerando o trecho de partitura de um coral de J. S. Bach, a cinco vozes, apresentado na figura 5A2AAA, julgue o seguinte item.
Na segunda metade do terceiro tempo do primeiro compasso, as notas formam um acorde de sétima diminuta.
Figura 5A2AAA
Ainda considerando o trecho de partitura da figura 5A2AAA, julgue o próximo item.
As notas do último acorde do trecho estão em ordem direta e em posição estreita.Figura 5A2AAA
Ainda considerando o trecho de partitura da figura 5A2AAA, julgue o próximo item.
No último tempo do compasso onze, a 4.ª e a 5.ª voz estão em uníssono.