Questões de Concurso Público FUB 2016 para Tecnólogo - Produção Audiovisual
Foram encontradas 69 questões
Com relação a roteirização e produção audiovisual, julgue o item subsequente.
No roteiro de filmes de ficção, os diálogos podem suceder
rubricas de fala, que são indicações de estados de ânimo das
personagens.
Com relação a roteirização e produção audiovisual, julgue o item subsequente.
Cabeçalho de cena, descrição de cena, diálogos e indicações
técnicas de enquadramentos e movimentos de câmera são
elementos obrigatórios na escritura de um roteiro audiovisual
ficcional.
Com relação a roteirização e produção audiovisual, julgue o item subsequente.
No cabeçalho das cenas no roteiro, apresentam-se informações
importantes para a organização da produção, como o número
da cena; a locação na qual a cena acontece; o espaço da cena
— se interno ou externo —; e a definição do período do dia em
que se passa a cena — manhã, tarde, noite, madrugada.
Com relação a roteirização e produção audiovisual, julgue o item subsequente.
Para organizar a realização de um projeto audiovisual, além de
analisar o roteiro, o produtor precisa conhecer a concepção de
criação do filme com o diretor e o fotógrafo.
Com relação a roteirização e produção audiovisual, julgue o item subsequente.
Filmagens em estúdio permitem o controle das perturbações
sonoras e luminosas provenientes do mundo exterior, mas
dificultam o alcance do realismo, aspecto que é facilitado em
captação de sons e imagens em locação.
Com relação a roteirização e produção audiovisual, julgue o item subsequente.
O roteiro de audiovisual ficcional é dividido em cenas, cada
uma delas é composta por ações que acontecem em lugares
variados.
Com relação a linguagem audiovisual, atividades de divisão das cenas em imagens, decupagem e justaposição dos planos na edição ou montagem, julgue o item a seguir.
Contraplano é a imagem oposta de um plano anterior, recurso
que articula a inserção do espectador na cena ao apresentar-lhe
os dois lados de determinada posição de câmera.
Com relação a linguagem audiovisual, atividades de divisão das cenas em imagens, decupagem e justaposição dos planos na edição ou montagem, julgue o item a seguir.
Plano subjetivo, ou simplesmente subjetiva, é aquele no qual
a câmera assume o ponto de vista do diretor, induzindo o
espectador a ver e sentir a cena como se fosse o diretor.
Com relação a linguagem audiovisual, atividades de divisão das cenas em imagens, decupagem e justaposição dos planos na edição ou montagem, julgue o item a seguir.
No plano-sequência, a câmera acompanha a ação da
personagem durante determinada cena, de forma orgânica, com
cortes que evidenciam o movimento.
Com relação a linguagem audiovisual, atividades de divisão das cenas em imagens, decupagem e justaposição dos planos na edição ou montagem, julgue o item a seguir.
Em uma edição ou montagem narrativa, valoriza-se a
ordenação lógica e cronológica visando contar uma história,
sem considerar a relação de causalidade no encadeamento de
planos e cenas.
Com relação a linguagem audiovisual, atividades de divisão das cenas em imagens, decupagem e justaposição dos planos na edição ou montagem, julgue o item a seguir.
Na montagem expressiva, a justaposição de planos visa
produzir choque de duas imagens, ruptura na percepção do
espectador, sem valorizar a continuidade nas ligações entre
elas.
Com relação a linguagem audiovisual, atividades de divisão das cenas em imagens, decupagem e justaposição dos planos na edição ou montagem, julgue o item a seguir.
O close-up é um enquadramento que valoriza as emoções da
personagem ao mostrar seu rosto e ao cortar a figura humana
na altura da cintura.
Considerando as informações apresentadas no texto, julgue o próximo item.
Ao comparar televisão e cinema, Murch parte do princípio de
que é possível utilizar planos mais abertos em alta definição no
cinema, devido à qualidade das câmeras digitais, enquanto na
televisão os diretores optam pela utilização de planos mais
fechados.
No que se refere às relações entre cinema e televisão, ao enquadramento e ao movimento de câmera e à simbiose entre imagem e som, julgue o seguinte item.
O conceito de acusmatização é utilizado para determinar aquilo
que se ouve, mas de cuja fonte de origem não se tem
conhecimento. Tal conceito está relacionado diretamente
às criações sonoras off-screen, capazes de apresentar narrativas
sonoras de elementos que não aparecem na tela.
No que se refere às relações entre cinema e televisão, ao enquadramento e ao movimento de câmera e à simbiose entre imagem e som, julgue o seguinte item.
Tanto no cinema quanto na televisão, os planos gerais
imprimem significado psicológico e dramático a um filme
à medida que apresentam os personagens de corpo inteiro e a
expressividade de seus movimentos corporais.
No que se refere às relações entre cinema e televisão, ao enquadramento e ao movimento de câmera e à simbiose entre imagem e som, julgue o seguinte item.
Panorâmica e travelling são classificações referentes aos
movimentos de câmera. Panorâmica designa o giro da câmera
em qualquer direção, durante o qual permanece fixo o pé da
câmera, ao passo que travelling é um deslocamento
do pé da câmera, durante o qual o eixo de tomada permanece
paralelo a uma única direção.
A respeito de mixagem sonora para rádio, julgue o item a seguir.
Os limiters são compressores exagerados, com ratios maiores
que 10:1, capazes de manter o som em volume máximo e
aproximá-lo da saturação sem efetivamente saturá-lo.
A respeito de mixagem sonora para rádio, julgue o item a seguir.
Na equalização de vozes masculinas, a aplicação do filtro
low cut em 250 Hz serve para filtrar os ruídos de vibração
captados no ambiente, sem prejuízo das baixas frequências das
vozes.
A respeito de mixagem sonora para rádio, julgue o item a seguir.
Vozes sibilantes podem ser tratadas utilizando-se um
processador e plug-in de de-esser, que funciona como
um compressor seletivo capaz de controlar excessos em áreas
com frequência aproximada de 7 KHz.
A respeito de mixagem sonora para rádio, julgue o item a seguir.
Na mixagem de vozes para programas de rádio, é necessário
utilizar um equalizador paramétrico para acentuar áreas com
frequências de 3 KHz a 4 KHz, por ser o ouvido humano
pouco sensível a tais frequências.