Questões de Concurso Público FUNPRESP-EXE 2016 para Especialista - Tecnologia da Informação
Foram encontradas 11 questões
O ITIL v3 prevê a utilização de padrões úteis para o gerenciamento do serviço, tais como o CMMI (Capability Maturity Model Integration) e o COBIT (Control Objectives for Information and related Technology).
As quatro perspectivas do BSC (balanced scorecard) — de aprendizado e de conhecimento; dos clientes; financeira; e de processos internos — estabelecem relações de causa e efeito, de modo que medidas, metas e iniciativas são traçadas para cada uma dessas perspectivas.
De acordo com o guia de elaboração de PDTI do SISP, a preparação é um subprocesso da elaboração do PDTI que visa identificar e sistematizar as estratégias estabelecidas, por exemplo, no planejamento estratégico de TI.
No plano de TI, o alinhamento estratégico determina, com base nas atuais e futuras necessidades do negócio, como a TI deve alinhar-se quanto à infraestrutura, às aplicações, ao processo e à arquitetura.
O COBIT 5 alinha-se, em alto nível, a outros padrões e modelos importantes de gestão e governança de TI, servindo, portanto, como um modelo único integrado.
O processo “garantir a definição e manutenção do modelo de governança" visa fornecer uma abordagem que garanta a realização das decisões de TI conforme as estratégias e os objetivos da empresa.
Enquanto o gerenciamento da demanda visa identificar e analisar a demanda de clientes, a fim de melhor atendê-los, o gerenciamento de capacidade busca assegurar que os atuais e futuros requisitos de capacidade sejam prestados de forma eficaz, inclusive em relação aos custos, para garantir a realização dos serviços conforme o acordado.
O gerenciamento do portfólio de serviços, que pertence à área de estratégia de serviços, visa gerenciar os projetos ou programas voltados para atingir os objetivos organizacionais por meio da inter-relação entre o desenho e a operação de serviços.
O gerenciamento financeiro para serviços de TI administra os requisitos do planejamento orçamentário da organização, sem se ocupar dos requisitos relativos à contabilidade e à cobrança de provedores de serviço, por estar voltado para o controle de valores internos.
O integrante técnico é um servidor representante da área de TI que compõe juntamente com o integrante administrativo e o integrante requisitante a equipe de planejamento da contratação.
Para que se atinja o nível F (gerenciado) no MPS.BR, é necessário que os atributos dos processos tenham alcançado, no mínimo, o nível de capacidade 3.1, no qual se evidencia o quanto os produtos de trabalho produzidos pelo processo são apropriadamente gerenciados.