Questões de Concurso Público TCE-PA 2016 para Auditor de Controle Externo - Área Administrativa - Contabilidade
Foram encontradas 15 questões
Os relatórios contábil-financeiros devem demonstrar o valor da entidade que reporta a informação.
Um passivo, obrigação presente resultante de eventos passados, é reconhecido como tal, mesmo não sendo provável que uma saída de recursos que incorporem benefícios econômicos seja exigida para liquidar essa obrigação.
Ativo é o conjunto de bens e direitos que resultam de eventos passados e sobre os quais a entidade detém direitos de propriedade que lhe permitem obter benefícios econômicos.
A compra de uma mercadoria à vista, com desconto incondicional, é um fato contábil misto que aumenta o patrimônio da entidade.
Os princípios contábeis relacionam-se à contabilidade como ciência do patrimônio.
Se o balanço patrimonial for apurado a partir desse balancete de verificação, ele apresentará uma diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante de R$ 1.200.
O balancete em questão apresenta sete contas com saldo credor e seis contas com saldo devedor.
A conta depreciação acumulada de imobilizado, cujo saldo é aumentado por lançamentos a crédito, tendo como contrapartida uma conta de despesa de depreciação, é retificadora do ativo imobilizado.
O referido balancete apresenta apenas contas patrimoniais.
Nesse balancete, o total de débitos supera o total de créditos, o que demonstra a necessidade de se apurar o resultado do exercício, a ser registrado em lucros e prejuízos acumulados.
Pelo sistema de partidas dobradas, a conta caixa e equivalentes é debitada pelo ingresso de recursos financeiros na entidade, e creditada por ocasião dos pagamentos em caixa.
A apuração dos fluxos de caixa pelo método indireto implica a realização de conciliação com os valores obtidos por meio do método direto.
O modelo de demonstração do resultado do exercício previsto na Lei n.º 6.404/1976 inicia-se pela receita bruta, apurando-se a receita líquida a partir das deduções de impostos sobre vendas, devoluções e outras deduções sobre a receita bruta.
De acordo com a legislação societária, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) pode ser apresentada como demonstração autônoma ou como parte da demonstração de mutações do patrimônio líquido (DMPL).
Nas sociedades de economia mista, é garantido o direito de os acionistas minoritários terem representação no conselho fiscal da entidade.