Questões de Concurso Público Instituto Rio Branco 2017 para Diplomata - Prova 1
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Com base nas ideias expressas no texto I, julgue (C ou E) o item a seguir.
Embora seja um objeto importante nos dois romances
mencionados — O Mulato e Memórias Póstumas de Brás
Cubas —, o “sinete” (l.82) mostra-se fundamental no romance
de Aluísio Azevedo, de feição naturalista.
Com base nas ideias expressas no texto I, julgue (C ou E) o item a seguir.
Segundo a autora do texto, o elemento de escândalo social
intrínseco à temática de Memórias Póstumas de Brás
Cubas não foi compreendido pelo meio intelectual, nem
pelo público, no momento da publicação do romance na
Revista Brasileira, em 1880, tampouco em seu lançamento
em formato de livro, em 1881.
Com base nas ideias expressas no texto I, julgue (C ou E) o item a seguir.
A autora argumenta, no texto, que o romance de Machado
de Assis é representante de uma tendência analítica em
literatura, ao passo que O Mulato demonstra tendência
descritiva, tendo alcançado, na época de sua publicação,
maior popularidade que Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Com base nas ideias expressas no texto I, julgue (C ou E) o item a seguir.
É possível concluir do texto que, tal como aconteceu em
1822 no plano político, a “independência literária” (l.41)
de 1881 caracterizou-se como um movimento de
“liberdade de concepção e expressão” (l. 44 e 45), uma vez
que tanto O Mulato quanto Memórias Póstumas de
Brás Cubas expressaram o afastamento de seus autores
da submissão intelectual a escritores estrangeiros, como Zola
e Eça de Queirós.
Com relação a aspectos gramaticais do texto I, julgue (C ou E) o item que se segue.
Sem prejuízo das informações originais do texto e de sua
correção gramatical, o trecho “Abandonando os episódios
sentimentais (...) larga e profundamente humano” (l. 71 a 76)
poderia ser reescrito da seguinte forma: Ao abandonar
os episódios sentimentais que até esse momento se tenha
privilegiado e ao instalar-se no íntimo de suas criaturas,
descobriu, Machado de Assis, seres em que reações
tipicamente brasileiras não eram contrárias ao caráter humano
no sentido mais largo e profundo.