Questões de Concurso Público Prefeitura de São Luís - MA 2017 para Professor Nível Superior/PNS-A - Geografia
Foram encontradas 34 questões
Texto 7A1AAA
Vidal de La Blache definiu o objeto da geografia como a relação do homem-natureza, na perspectiva da paisagem. Colocou o homem como um ser ativo, que sofre a influência do meio, mas que atua sobre ele, transformando-o. Observou que as necessidades humanas são condicionadas pela natureza, e que o homem busca as soluções para satisfazer tais necessidades nos materiais e nas condições oferecidas pelo meio.
Antonio Carlos Robert Moraes. Geografia: pequena história crítica. 20.ª ed. São Paulo: Annablume, 2005, p. 81 (com adaptações).
A territorialidade é uma “abstração” também no sentido ontológico de que, enquanto “imagem” ou símbolo de um território, existe e pode inserir-se eficazmente como uma estratégia político-cultural, mesmo que o território ao qual se refira não esteja concretamente manifestado — como no conhecido exemplo da “Terra Prometida” dos judeus, ou seja, o poder no seu sentido simbólico também precisa ser devidamente considerado em nossas concepções de território.
Rogério Haesbaert. Dos múltiplos territórios à multiterritorialidade. Internet: <www.ufrgs.br> (com adaptações).
Para o autor do texto precedente,
Figura 7A1BBB
predominância da vegetação natural do Maranhão
Figura 7A1BBB
predominância da vegetação natural do Maranhão
Com cerca de 2 milhões de km², o cerrado abrange áreas de doze estados brasileiros: Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Imagens de satélite mostram que 57% da área original do cerrado já estão desmatadas. Se a devastação continuar nesse ritmo, até 2030 o bioma pode desaparecer. A biodiversidade do cerrado também está ameaçada.
Lygia Terra et al. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. 2.ª ed. São Paulo: Moderna, 2010, p. 333 (com adaptações).
O desmatamento mencionado no texto decorre principalmente da
As atividades industriais, tipicamente, resultam na deposição de elevados níveis de chumbo, cádmio, mercúrio e zinco em rios e lagos, vindo a atingir os organismos aquáticos. Assim, estudos ligados à qualidade dos ambientes aquáticos devem levar em conta não apenas a qualidade da água, mas igualmente a vegetação, os organismos aquáticos, os sedimentos suspensos e de fundo.
Os metais tendem a se acumular em plantas e animais aquáticos, criando uma condição de toxicidade.
Esse fenômeno, conhecido como bioacumulação, pode ser agravado por meio das relações tróficas em um ecossistema aquático quando ocorre a biomagnificação, processo em que a concentração de contaminantes nos tecidos aumenta à medida que se avança nos níveis tróficos da cadeia alimentar, o que faz com que as concentrações de metais nos seres vivos se tornem altamente tóxicas.
Internet: <http://www.smarh.eng.ufmg.br> (com adaptações).
Na cadeia alimentar aquática de um ecossistema contaminado por metais pesados,
Gráficos para a questão – Climogramas referentes a quatro localidades de diferentes regiões geográficas do Brasil
Com base na análise dos climogramas apresentados, assinale a
opção correta.
A partir da noção de domínio morfoclimático de Ab’Saber, é
correto afirmar que, no mapa apresentado,