Questões de Concurso Público SEDF 2017 para Professor de Educação Básica - Artes
Foram encontradas 13 questões
Paul Klee (1880-1916). Estrada principal estradas secundárias,
1929, óleo sobre tela, 89,7 cm × 67,5 cm, Museu Ludwig, Colônia,
Alemanha. Internet: <www.nymphescence.com>
Considerando as obras e os textos precedentes, julgue o item a seguir, no que se refere ao uso das linguagens da arte moderna e contemporânea.
Na obra de Klee, o trapézio é um elemento visual importante,
devido à relação estabelecida com os demais elementos
da obra.
Paul Klee (1880-1916). Estrada principal estradas secundárias,
1929, óleo sobre tela, 89,7 cm × 67,5 cm, Museu Ludwig, Colônia,
Alemanha. Internet: <www.nymphescence.com>
Considerando as obras e os textos precedentes, julgue o item a seguir, no que se refere ao uso das linguagens da arte moderna e contemporânea.
A obra Estrada principal estradas secundárias estrutura-se
sem a presença de uma composição, devido à apresentação
de formas semelhantes.
Paul Klee (1880-1916). Estrada principal estradas secundárias,
1929, óleo sobre tela, 89,7 cm × 67,5 cm, Museu Ludwig, Colônia,
Alemanha. Internet: <www.nymphescence.com>
Considerando as obras e os textos precedentes, julgue o item a seguir, no que se refere ao uso das linguagens da arte moderna e contemporânea.
A comparação entre os textos apresentados evidencia
a preocupação formal, na contemporaneidade, e a preocupação
conceitual, na modernidade.
Edvard Münch (1863-1944). Dança da vida, 1899, 125,5 cm × 190,5 cm, óleo
sobre tela, Nasjonalgalleriet, Oslo. Internet: <www.edvardmunch.org>
Edvard Münch (1863-1944). Dança da vida, 1899, 125,5 cm × 190,5 cm, óleo
sobre tela, Nasjonalgalleriet, Oslo. Internet: <www.edvardmunch.org>
Considerando a obra e os textos anteriormente apresentados, julgue o seguinte item, no que concerne a diferentes modos e categorias de percepção e criação artístico-estética.
Para Luquet, diferentes processos cognitivos fazem que
a percepção estética e a representação gráfica da criança
e do adolescente sejam distintas das do adulto.
Edvard Münch (1863-1944). Dança da vida, 1899, 125,5 cm × 190,5 cm, óleo
sobre tela, Nasjonalgalleriet, Oslo. Internet: <www.edvardmunch.org>
Considerando a obra e os textos anteriormente apresentados, julgue o seguinte item, no que concerne a diferentes modos e categorias de percepção e criação artístico-estética.
Na obra Dança da vida, de Münch, há ênfase no realismo
objetivo, ficando em segundo plano, portanto, os conteúdos
subjetivo e formal.
Edvard Münch (1863-1944). Dança da vida, 1899, 125,5 cm × 190,5 cm, óleo
sobre tela, Nasjonalgalleriet, Oslo. Internet: <www.edvardmunch.org>
Considerando a obra e os textos anteriormente apresentados, julgue o seguinte item, no que concerne a diferentes modos e categorias de percepção e criação artístico-estética.
Na apreensão crítica de uma obra expressiva como a Dança
da vida, é imprescindível considerar também vertentes
da história da arte que levem em conta a análise
do conteúdo formal.
Em sua coleção, ao longo de décadas, Mário de Andrade reuniu objetos sacros (pinturas e esculturas), objetos litúrgicos e seus acessórios, além daqueles criados pela população em suas práticas religiosas e mágicas; peças sobretudo relacionadas com os estudos do folclore, em especial instrumentos musicais e indumentária de manifestações coletivas; finalmente, a coleção ainda conta com utensílios domésticos, brinquedos, figuras e ornamentos, bem como objetos de uso pessoal.
Marta R. Batistia (org.). Coleção Mário de Andrade. São Paulo: DUSP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004, p. 61 (com adaptações).
Considerando que as figuras e o texto precedentes têm caráter motivador, julgue o item subsequente, a respeito das relações entre artes visuais, patrimônio histórico e multiculturalidade.
Iniciada na década de 20 do século XX, a coleção de Mário de Andrade ignora uma questão da contemporaneidade: a diversidade cultural.
Em sua coleção, ao longo de décadas, Mário de Andrade reuniu objetos sacros (pinturas e esculturas), objetos litúrgicos e seus acessórios, além daqueles criados pela população em suas práticas religiosas e mágicas; peças sobretudo relacionadas com os estudos do folclore, em especial instrumentos musicais e indumentária de manifestações coletivas; finalmente, a coleção ainda conta com utensílios domésticos, brinquedos, figuras e ornamentos, bem como objetos de uso pessoal.
Marta R. Batistia (org.). Coleção Mário de Andrade. São Paulo: DUSP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004, p. 61 (com adaptações).
Considerando que as figuras e o texto precedentes têm caráter motivador, julgue o item subsequente, a respeito das relações entre artes visuais, patrimônio histórico e multiculturalidade.
Ao coletar obras da arte colonial e da arte popular, utensílios
domésticos, peças de indumentária de manifestações culturais
em viagens a diferentes regiões do país, Mário de Andrade
problematizou categorias e hierarquias da compreensão
artística da época.
Em sua coleção, ao longo de décadas, Mário de Andrade reuniu objetos sacros (pinturas e esculturas), objetos litúrgicos e seus acessórios, além daqueles criados pela população em suas práticas religiosas e mágicas; peças sobretudo relacionadas com os estudos do folclore, em especial instrumentos musicais e indumentária de manifestações coletivas; finalmente, a coleção ainda conta com utensílios domésticos, brinquedos, figuras e ornamentos, bem como objetos de uso pessoal.
Marta R. Batistia (org.). Coleção Mário de Andrade. São Paulo: DUSP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004, p. 61 (com adaptações).
Considerando que as figuras e o texto precedentes têm caráter motivador, julgue o item subsequente, a respeito das relações entre artes visuais, patrimônio histórico e multiculturalidade.
A constituição dessa coleção evidencia o contexto histórico
e ideológico que levou ao surgimento de um órgão nacional
voltado à preservação do patrimônio histórico e artístico
nacional, o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional (SPHAN), criado em 1937.
Acerca da atuação teatral e dos elementos da linguagem teatral, julgue o item subsequente.
Para Stanislavski, o ator, ao explorar o seu eu profundo e sua
experiência existencial, assume importância fundamental
na construção da cena.
Acerca da atuação teatral e dos elementos da linguagem teatral, julgue o item subsequente.
As apresentações de peças da Comédia dell’arte eram restritas
ao público nobre e, por isso, os figurinos eram luxuosos.