Questões de Concurso Público BNB 2018 para Especialista Técnico - Analista de Sistema
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Julgue o item a seguir, relativo ao conceito de construção de algoritmos.
Em programação orientada a objetos, a técnica utilizada para
esconder detalhes internos de funcionamento de uma classe é
denominada generalização.
Julgue o item seguinte, a respeito de web services.
DevOPS é um conjunto de ferramentas e práticas de trabalho
para integração entre os colaboradores dos grupos de
desenvolvimento de código, de operações e de apoio, e pode
ser utilizado na produção rápida e segura de aplicações e
serviços.
Julgue o item a seguir, relativo a qualidade de software.
A NESMA (Netherlands Software Metric Association), por ser uma métrica utilizada somente quando não estão disponíveis detalhes da implementação e dos requisitos do software, reconhece apenas os métodos de análise de pontos de função estimada e indicativa.
A aplicação A possui mais de sessenta pontos de função brutos.
Considerando a tabela precedente, em que baixa, média e alta são as complexidades das funções, julgue o próximo item, relativo a análise de pontos de função (APF).
A aplicação A possui mais pontos de função brutos do que a
aplicação B.
Uma equipe de desenvolvimento de softwares pretendia realizar testes de forma incremental durante o desenvolvimento de um programa, a fim de verificar se mudanças no programa não haviam nele introduzido novos bugs; para isso, foram sugeridos os testes unitários e de regressão. Nessa situação, será correto utilizar os testes unitários, mas não os testes de regressão, pois esses últimos não visam verificar novos bugs, mas sim, tão somente, avaliar as funcionalidades do sistema.
O item a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, com relação a testes de software.
Determinada equipe de desenvolvimento de softwares
pretendia realizar testes que permitissem avaliar cenários com
os quais os usuários reais do sistema pudessem se relacionar.
Esses cenários deveriam descrever uma maneira de usar o
sistema. Para isso, foram sugeridos os testes de release e de
cenário. Nessa situação, será correto aplicar testes de cenários,
que são incompatíveis com os de release, devendo a aplicação
desses últimos ser descartada.
O item a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, com relação a testes de software.
Determinada equipe de desenvolvimento de softwares desejava
realizar testes que avaliassem o comportamento do sistema por
meio do estudo das entradas e das saídas relacionadas, sem
validação da implementação do software e sem acesso ao seu
código-fonte. Para isso, a equipe sugeriu a utilização dos testes
de caixa-preta e de caixa-branca. Nessa situação, somente o
teste tipo caixa-preta é corretamente aplicável, pois o tipo
caixa-branca depende de acesso ao código-fonte do sistema.
A respeito de engenharia de requisitos, julgue o item a seguir.
A revisão técnica é um procedimento utilizado para validar os
requisitos de um projeto, com o objetivo de identificar
eventuais inconsistências e verificar se os artefatos estão de
acordo com o padrão esperado.
A respeito de engenharia de requisitos, julgue o item a seguir.
No levantamento de informações, os requisitos dos solicitantes
são classificados como normais e conceituais. Os requisitos
normais refletem os objetivos e as metas do produto, ao passo
que os conceituais estão implícitos no produto ou extrapolam
as expectativas do cliente.
A respeito de engenharia de requisitos, julgue o item a seguir.
O protótipo operacional serve para aprimorar o entendimento
de como o sistema deve funcionar, por meio da elucidação dos
requisitos do usuário e da compreensão de suas necessidades.
Acerca dos métodos ágeis, julgue o próximo item.
Em XP, a técnica de planning game é utilizada pelo cliente
para identificar as prioridades do que deve ser construído em
um software, sem a participação dos desenvolvedores.
Acerca dos métodos ágeis, julgue o próximo item.
No Scrum, um dos objetivos da sprint review é mostrar o que
foi feito pelos membros da equipe na sprint anterior, ao passo
que a retrospectiva visa identificar o que pode ser melhorado
na próxima sprint.
Acerca dos métodos ágeis, julgue o próximo item.
Nas regras SMART, aplicadas para identificar os objetivos de
um produto, a regra realistic garante que todos os stakeholders
tenham o mesmo entendimento a respeito desses objetivos.
Dois métodos podem ser utilizados para identificar casos de uso: um que se baseia em atores, em que primeiro são identificados os atores e, depois, os eventos dos quais eles participam; e um que se baseia em eventos, em que primeiro são identificados os eventos e, depois, os atores relacionados.
Considerando os conceitos de análise e projeto orientados a objetos, julgue o item subsecutivo.
A UML é um guia para análise e projeto orientados a objetos, e mostra ao desenvolvedor como realizar essas atividades.
Julgue o seguinte item, a respeito de programação orientada a objetos.
De acordo com o conceito de herança, uma classe derivada é
uma implementação mais genérica da classe da qual ela deriva,
o que permite a reutilização de métodos e de variáveis.
Julgue o seguinte item, a respeito de programação orientada a objetos.
As interfaces são definições a respeito de como um objeto
pode ser utilizado por outros objetos, sem envolver
necessariamente uma interação com o usuário.
Julgue o seguinte item, a respeito de programação orientada a objetos.
O encapsulamento em uma classe garante que seus métodos e
suas variáveis tenham alta coesão e baixo acoplamento,
seguindo os objetivos básicos da programação orientada a
objetos.
Quando utilizado para atividades de desenvolvimento de sistemas, o método Kanban ajuda a assimilar e a controlar o progresso das tarefas de forma visual.