Questões de Concurso Público IPHAN 2018 para Auxiliar Institucional - Área 5

Foram encontradas 21 questões

Q927047 Arquitetura
    Os trabalhos desenvolvidos por Roberto Burle Marx no Brasil do século XX são o marco histórico do paisagismo brasileiro. Em seus projetos, Burle Marx utilizava traçados sinuosos e livres, tendo como principais características a originalidade e a relação criativa com a natureza. Seu conhecimento sobre o potencial ornamental da flora brasileira decorreu das inúmeras viagens que ele realizou por todo o Brasil, coletando espécies vegetais nativas e as cultivando no sítio Santo Antônio da Bica, localizado em Barra de Guaratiba, litoral do estado do Rio de Janeiro, conhecido atualmente como Sítio Roberto Burle Marx (SRBM).
Tendo o texto como referência inicial e considerando o legado cultural deixado por Burle Max, julgue o item a seguir.
O SRBM, adquirido por Burle Marx e seu irmão, possui uma área superior a 400.000 m2 .
Alternativas
Q927048 Arquitetura
    Os trabalhos desenvolvidos por Roberto Burle Marx no Brasil do século XX são o marco histórico do paisagismo brasileiro. Em seus projetos, Burle Marx utilizava traçados sinuosos e livres, tendo como principais características a originalidade e a relação criativa com a natureza. Seu conhecimento sobre o potencial ornamental da flora brasileira decorreu das inúmeras viagens que ele realizou por todo o Brasil, coletando espécies vegetais nativas e as cultivando no sítio Santo Antônio da Bica, localizado em Barra de Guaratiba, litoral do estado do Rio de Janeiro, conhecido atualmente como Sítio Roberto Burle Marx (SRBM).
Tendo o texto como referência inicial e considerando o legado cultural deixado por Burle Max, julgue o item a seguir.
No SRBM, que reúne uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semitropicais do mundo, a coleção botânica é composta apenas por espécies vegetais cultivadas em viveiros, o que tem dificultado a sua conservação.
Alternativas
Q927049 Arquitetura
    Os trabalhos desenvolvidos por Roberto Burle Marx no Brasil do século XX são o marco histórico do paisagismo brasileiro. Em seus projetos, Burle Marx utilizava traçados sinuosos e livres, tendo como principais características a originalidade e a relação criativa com a natureza. Seu conhecimento sobre o potencial ornamental da flora brasileira decorreu das inúmeras viagens que ele realizou por todo o Brasil, coletando espécies vegetais nativas e as cultivando no sítio Santo Antônio da Bica, localizado em Barra de Guaratiba, litoral do estado do Rio de Janeiro, conhecido atualmente como Sítio Roberto Burle Marx (SRBM).
Tendo o texto como referência inicial e considerando o legado cultural deixado por Burle Max, julgue o item a seguir.
O SRBM, considerado patrimônio cultural brasileiro, é composto por coleção botânico-paisagística, artística, arquitetônica e biblioteconômica.
Alternativas
Q927050 Arquitetura
    Os trabalhos desenvolvidos por Roberto Burle Marx no Brasil do século XX são o marco histórico do paisagismo brasileiro. Em seus projetos, Burle Marx utilizava traçados sinuosos e livres, tendo como principais características a originalidade e a relação criativa com a natureza. Seu conhecimento sobre o potencial ornamental da flora brasileira decorreu das inúmeras viagens que ele realizou por todo o Brasil, coletando espécies vegetais nativas e as cultivando no sítio Santo Antônio da Bica, localizado em Barra de Guaratiba, litoral do estado do Rio de Janeiro, conhecido atualmente como Sítio Roberto Burle Marx (SRBM).

Tendo o texto como referência inicial e considerando o legado cultural deixado por Burle Max, julgue o item a seguir.


A casa do sítio, a qual Burle Marx utilizou como residência, foi transformada em museu-casa enquanto ainda residia no local.

Alternativas
Q927051 Arquitetura
    Os trabalhos desenvolvidos por Roberto Burle Marx no Brasil do século XX são o marco histórico do paisagismo brasileiro. Em seus projetos, Burle Marx utilizava traçados sinuosos e livres, tendo como principais características a originalidade e a relação criativa com a natureza. Seu conhecimento sobre o potencial ornamental da flora brasileira decorreu das inúmeras viagens que ele realizou por todo o Brasil, coletando espécies vegetais nativas e as cultivando no sítio Santo Antônio da Bica, localizado em Barra de Guaratiba, litoral do estado do Rio de Janeiro, conhecido atualmente como Sítio Roberto Burle Marx (SRBM).

Tendo o texto como referência inicial e considerando o legado cultural deixado por Burle Max, julgue o item a seguir.


O tombamento integral do SRBM ocorreu no ano 2000, com a criação de uma escola de paisagismo, botânica e artes em geral.

Alternativas
Q927052 Arquitetura
    A Carta de Florença (1981) e a de Juiz de Fora (2010) estabelecem regras específicas para jardins históricos, salvaguardados como monumentos vivos. Consta da Carta de Florença (1981): “Art. 1.º: Um jardim histórico é uma composição arquitetônica e vegetal que, do ponto de vista da história ou da arte, apresenta um interesse público. Como tal é considerado monumento. (...) Art. 3.º: Por ser monumento, o jardim histórico deve ser salvaguardado conforme o espírito da Carta de Veneza. Todavia, como ‘monumento vivo’, sua salvaguarda requer regras específicas, que são objetivos da presente carta”.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que a intervenção em jardins históricos segue diretrizes específicas que objetivam a proteção e a preservação sistematizada desses monumentos, julgue o item que segue.
A Carta de Florença estabelece que a proteção dos jardins históricos exige que eles sejam identificados e inventariados e impõe como intervenções a manutenção, a conservação e a restauração, mas não a sua reconstituição.
Alternativas
Q927053 Arquitetura
    A Carta de Florença (1981) e a de Juiz de Fora (2010) estabelecem regras específicas para jardins históricos, salvaguardados como monumentos vivos. Consta da Carta de Florença (1981): “Art. 1.º: Um jardim histórico é uma composição arquitetônica e vegetal que, do ponto de vista da história ou da arte, apresenta um interesse público. Como tal é considerado monumento. (...) Art. 3.º: Por ser monumento, o jardim histórico deve ser salvaguardado conforme o espírito da Carta de Veneza. Todavia, como ‘monumento vivo’, sua salvaguarda requer regras específicas, que são objetivos da presente carta”.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que a intervenção em jardins históricos segue diretrizes específicas que objetivam a proteção e a preservação sistematizada desses monumentos, julgue o item que segue.
O SRBM, assim como o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, os Jardins da Casa Rui Barbosa e os Jardins do Parque São Clemente, são considerados jardins históricos brasileiros.
Alternativas
Q927054 Arquitetura
    A Carta de Florença (1981) e a de Juiz de Fora (2010) estabelecem regras específicas para jardins históricos, salvaguardados como monumentos vivos. Consta da Carta de Florença (1981): “Art. 1.º: Um jardim histórico é uma composição arquitetônica e vegetal que, do ponto de vista da história ou da arte, apresenta um interesse público. Como tal é considerado monumento. (...) Art. 3.º: Por ser monumento, o jardim histórico deve ser salvaguardado conforme o espírito da Carta de Veneza. Todavia, como ‘monumento vivo’, sua salvaguarda requer regras específicas, que são objetivos da presente carta”.

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que a intervenção em jardins históricos segue diretrizes específicas que objetivam a proteção e a preservação sistematizada desses monumentos, julgue o item que segue.


A intervenção em jardins históricos envolve o conhecimento dos seguintes conceitos básicos de conservação, indispensáveis à preservação do bem cultural: valores intrínsecos e extrínsecos, autenticidade, tombamento e entorno.

Alternativas
Q927055 Arquitetura
    A Carta de Florença (1981) e a de Juiz de Fora (2010) estabelecem regras específicas para jardins históricos, salvaguardados como monumentos vivos. Consta da Carta de Florença (1981): “Art. 1.º: Um jardim histórico é uma composição arquitetônica e vegetal que, do ponto de vista da história ou da arte, apresenta um interesse público. Como tal é considerado monumento. (...) Art. 3.º: Por ser monumento, o jardim histórico deve ser salvaguardado conforme o espírito da Carta de Veneza. Todavia, como ‘monumento vivo’, sua salvaguarda requer regras específicas, que são objetivos da presente carta”.

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que a intervenção em jardins históricos segue diretrizes específicas que objetivam a proteção e a preservação sistematizada desses monumentos, julgue o item que segue.


A Carta de Juiz de Fora traduz para a realidade brasileira o conteúdo da Carta de Florença sobre jardins históricos, ampliando o entendimento das tipologias de bens que podem ser considerados jardins históricos no Brasil.

Alternativas
Q927056 Arquitetura
    A Carta de Florença (1981) e a de Juiz de Fora (2010) estabelecem regras específicas para jardins históricos, salvaguardados como monumentos vivos. Consta da Carta de Florença (1981): “Art. 1.º: Um jardim histórico é uma composição arquitetônica e vegetal que, do ponto de vista da história ou da arte, apresenta um interesse público. Como tal é considerado monumento. (...) Art. 3.º: Por ser monumento, o jardim histórico deve ser salvaguardado conforme o espírito da Carta de Veneza. Todavia, como ‘monumento vivo’, sua salvaguarda requer regras específicas, que são objetivos da presente carta”.

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que a intervenção em jardins históricos segue diretrizes específicas que objetivam a proteção e a preservação sistematizada desses monumentos, julgue o item que segue.


As intervenções com vistas à conservação de jardins históricos podem ser definidas como conjunto de ações destinadas a prolongar o tempo de vida ou a integridade física do bem cultural e preservar a sua autenticidade.
Alternativas
Q927057 Arquitetura
    A Carta de Florença (1981) e a de Juiz de Fora (2010) estabelecem regras específicas para jardins históricos, salvaguardados como monumentos vivos. Consta da Carta de Florença (1981): “Art. 1.º: Um jardim histórico é uma composição arquitetônica e vegetal que, do ponto de vista da história ou da arte, apresenta um interesse público. Como tal é considerado monumento. (...) Art. 3.º: Por ser monumento, o jardim histórico deve ser salvaguardado conforme o espírito da Carta de Veneza. Todavia, como ‘monumento vivo’, sua salvaguarda requer regras específicas, que são objetivos da presente carta”.

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que a intervenção em jardins históricos segue diretrizes específicas que objetivam a proteção e a preservação sistematizada desses monumentos, julgue o item que segue.


A segurança da execução das intervenções de restauração em jardins históricos independe de fiscalização e supervisão contínuas.

Alternativas
Q927058 Arquitetura
Projetos de intervenção paisagística voltados à conservação de jardins históricos envolvem a obtenção de informações dos meios físico e biológico do local, incluindo levantamentos da flora, da fauna e do solo. A respeito desse assunto, julgue o seguinte item.
Levantamentos edáficos englobam informações sobre as características litológicas do local, topografia, relevo, declividade e processos erosivos.
Alternativas
Q927059 Arquitetura
Projetos de intervenção paisagística voltados à conservação de jardins históricos envolvem a obtenção de informações dos meios físico e biológico do local, incluindo levantamentos da flora, da fauna e do solo. A respeito desse assunto, julgue o seguinte item.
Levantamentos florísticos devem ser desenvolvidos em escala de 1/100 ou 1/200, e conter a posição das espécies botânicas presentes no local, com simbologia gráfica ou numeração que facilite a localização, bem como a identificação botânica, com o nome científico, o nome vulgar e, no caso de árvores, o porte e o diâmetro de copa.
Alternativas
Q927060 Arquitetura

Projetos de intervenção paisagística voltados à conservação de jardins históricos envolvem a obtenção de informações dos meios físico e biológico do local, incluindo levantamentos da flora, da fauna e do solo. A respeito desse assunto, julgue o seguinte item.


Levantamentos faunísticos devem apenas relatar as espécies de animais presentes no local, não sendo necessária qualquer informação adicional sobre fauna nativa, fauna introduzida, ou mesmo espécies raras e(ou) ameaçadas de extinção.

Alternativas
Q927061 Arquitetura

Projetos de intervenção paisagística voltados à conservação de jardins históricos envolvem a obtenção de informações dos meios físico e biológico do local, incluindo levantamentos da flora, da fauna e do solo. A respeito desse assunto, julgue o seguinte item.


A remoção e(ou) introdução de espécies vegetais em determinado local é um desdobramento do levantamento botânico, no qual deverá constar a justificativa para as alterações e a simbologia adequada para as espécies a serem removidas, mantidas e introduzidas.
Alternativas
Q927062 Arquitetura

Com relação a praças, parques e jardins, julgue o item subsequente.


Os parques urbanos, de extensão maior que praças e jardins públicos, apresentam área verde com presença obrigatória de vegetação arbórea e função ecológica, estética e de lazer. Diferem entre si quanto aos tipos de uso, funções e morfologia.

Alternativas
Q927063 Arquitetura

Com relação a praças, parques e jardins, julgue o item subsequente.


Praças são espaços livres públicos urbanos de permanência, destinados ao lazer e ao convívio da população, livres de veículos e acessíveis aos cidadãos, podendo apresentar projetos de tipologia, tamanho, forma e localização variados e podendo conter áreas verdes ou desprovidas de vegetação.

Alternativas
Q927064 Arquitetura

Com relação a praças, parques e jardins, julgue o item subsequente.


Funções ecológicas como aumento do conforto térmico e melhoria da qualidade do ar não são relevantes para a classificação das áreas verdes, sendo imprescindível que um mínimo de 20% do espaço apresente cobertura vegetal predominantemente herbácea, livre de edificação e(ou) coberturas impermeabilizantes.

Alternativas
Q927065 Arquitetura

Com relação a praças, parques e jardins, julgue o item subsequente.


De acordo com o Modelo de Classificação de Áreas Verdes Públicas, são consideradas áreas verdes: aquelas pertencentes ao sistema viário e com baixo valor ecológico e estético; aquelas com valor ecológico e estético elevado, mas com valor social comprometido; e as de uso coletivo, com elevado valor ecológico, estético e social.

Alternativas
Q927066 Arquitetura

Com relação a praças, parques e jardins, julgue o item subsequente.


Para a escolha das espécies botânicas a serem cultivadas em determinado espaço público, o único fator que deve ser observado é a capacidade de adaptação das espécies vegetais ao solo, temperatura, luminosidade e umidade do ambiente urbano.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: E
5: C
6: E
7: E
8: C
9: C
10: C
11: E
12: E
13: C
14: E
15: C
16: C
17: C
18: E
19: C
20: E