Questões de Concurso Público Polícia Federal 2004 para Arquiteto
Foram encontradas 17 questões
Ao analisar um espaço urbano, a equipe responsável deve considerar pelo menos os seguintes aspectos: funcionais, da co-presença, bioclimatismo, econômicos, topoceptivos, emocionais e simbólicos. Dessa forma, relacionam-se, por um lado, os atributos mórficos do espaço arquitetônico e, por outro, as expectativas humanas que poderão ser satisfeitas.
Aos espaços públicos, os urbanistas devem dar uma forma tal que a comunidade se sinta pessoalmente responsável por eles, fazendo que cada membro contribua à sua maneira para um ambiente com o qual possa se relacionar e se identificar.
Nas cidades, o homem comum sente que os serviços prestados pelos departamentos de obras públicas não têm qualquer implicação sobre ele. Em geral, são vistos como se as obras públicas fossem imposições vindas de cima e não como abstrações opressivas, de modo que não se observa um sentimento generalizado de alienação.
As forças que impulsionam o crescimento de uma cidade incluem: expansão de eixos viários e de meios de transporte coletivos, o adensamento e a saturação de áreas centrais, a demanda por áreas vazias na periferia e o crescimento populacional. Dessa forma, pode-se dizer que as verdadeiras forças de crescimento de uma cidade atuam de fora para dentro.
O perímetro urbano tem de refletir a dinâmica da cidade, o que obriga a sua revisão de tempos em tempos. Considera-se que trinta anos é um prazo razoável para garantir uma boa organização no crescimento paulatino da cidade.