Questões de Concurso Público Polícia Federal 2004 para Assistente Social
Foram encontradas 70 questões
Considera-se como favorável no modelo de doença o fato de as pessoas com problemas relacionados ao álcool serem vistas como pacientes e orientadas a não sentirem culpa.
Um argumento contra o modelo de doença é que ao se ver como paciente, o alcoolista freqüentemente não se responsabiliza por seus problemas com bebidas.
O modelo de doença pode beneficiar aquele que possui problemas sérios relacionados ao álcool, porém, negligencia os danos substanciais causados por pessoas que não são consideradas alcoolistas ou bebedores exagerados.
O modelo da abstinência não é útil para as pessoas que passaram por períodos difíceis em suas vidas, quando a presença de álcool era uma constante.
O modelo da abstinência é uma opção viável como política nacional, uma vez que o álcool provoca grandes prejuízos econômicos à sociedade.
São vantagens do modelo de auto-ajuda: o baixo custo, a disponibilidade em horários não-comerciais e a possibilidade de participação livre sem nenhum tipo de pressão.
O modelo da Organização Mundial de Saúde (OMS) é considerado coerente e abrangente por abordar a prevenção, a redução da oferta, a regulação da disponibilidade física e o tratamento.
Os pontos fortes do modelo preconizado pela OMS referem-se à fundamentação em controles externos e à dependência de legislação e regulação.
Na perspectiva marxiana, a sociedade civil é parte da infra-estrutura, e o Estado é concebido como uma esfera dela derivada, necessária para administrar os conflitos estruturais necessários à reprodução das relações de produção.
Assim como Marx, Gramsci concebe a sociedade civil como parte da estrutura, lugar em que se dá a formação do poder ideológico, equivalente ao poder político.
Na visão de Gramsci, fazem parte da estrutura da sociedade os aparelhos repressivos, que exercem a coerção sobre a sociedade.
No discurso atual, a visão de sociedade civil tem suas raízes em Habermas, que a compreende como mola democrática da sociedade na perspectiva de uma transformação revolucionária.
Para algumas análises marxistas contemporâneas, o Estado tem controlado o conjunto da sociedade em favor dos interesses da classe dominante por meio da implementação de políticas sociais para amenizar os conflitos de classe e manter o seu domínio.
As bases do conceito de controle social, na perspectiva democrática contemporânea, estão fundadas sobre a teoria de Rousseau na medida em que este atribui ao povo o poder de controlar as ações do Poder Executivo, idealizando um Estado totalmente controlado pelo povo.
Considerando o tema abordado no texto apresentado acima, julgue o item a seguir.
A gravidade da situação dificulta o estabelecimento de
parcerias com a comunidade e a busca de estratégias
alternativas de prevenção, consolidando a abordagem
convencional, cuja tônica é a abstinência, adaptada do
modelo americano de Minnesota.
Considerando o tema abordado no texto apresentado acima, julgue o item a seguir.
A redução de danos não consegue se impor como alternativa
plausível e praticável no ambiente das empresas na medida
em que a sua prática está associada a uma certa liberalidade
de comportamento e de consumo de álcool.
Considerando o tema abordado no texto apresentado acima, julgue o item a seguir.
O paradigma de que a abstinência é a única alternativa de
melhora está sedimentado na cultura organizacional e na
prática dos profissionais de saúde ocupacional e recursos
humanos das organizações.
Considerando o tema abordado no texto apresentado acima, julgue o item a seguir.
Em geral, as ações de redução de danos em ambientes de
trabalho são atividades isoladas, realizadas em parceria com
programas de governo e quase todas voltadas à prevenção de
doenças sexualmente transmissíveis.
Considerando o tema abordado no texto apresentado acima, julgue o item a seguir.
A redução de danos é inviável na abordagem das questões
ligadas ao consumo de álcool entre os servidores de uma
instituição pública em que há estabilidade no emprego.
O processo de elaboração de um projeto de trabalho é unicamente um exercício de conhecimento e de sistematização da realidade-alvo do exercício profissional.