Questões de Concurso Público Polícia Federal 2004 para Enfermeiro
Foram encontradas 70 questões
Considere a seguinte situação hipotética.
Durante seu período de trabalho, o enfermeiro Raimundo presenciou outro colega de profissão privar, deliberadamente, de cuidados higiênicos, um paciente que permaneceu durante horas sujo de urina e fezes, por considerar que se tratava de um paciente terminal.
Nessa situação, ao denunciar o colega ao Conselho Regional de Enfermagem (COREn), o enfermeiro Raimundo agirá em conformidade com o código de ética dos profissionais de enfermagem, o qual preceitua que é proibido ao enfermeiro praticar maus tratos, cooperar para que aconteçam ou com eles ser conivente.
A capacidade legal para exercer a profissão é conferida ao enfermeiro somente após ter seu título registrado no COREn da respectiva região.
O enfermeiro lida com vidas humanas e, nesse sentido, é obrigado a atuar obedecendo os preceitos dos Códigos Civil, Penal e de Ética Profissional. Quando pratica atos lesivos contra a vida, a exemplo da eutanásia, deve responder pela infração.
Um profissional de enfermagem que aplica uma medicação em dose errada a um paciente causa danos à saúde ligados a lesão corporal tipificada como infração ética leve, independentemente do tipo de conseqüência acarretada.
Considere a seguinte situação hipotética.
Durante o atendimento pré-natal a uma gestante que acabara de receber a notícia de sua gravidez indesejada, o enfermeiro, percebendo um comportamento de recusa da gestante, remarcou a consulta para a próxima semana.
Nessa situação, o enfermeiro agiu corretamente, pois a gestante necessita amadurecer a idéia para que aceite o diagnóstico.
A teoria burocrática preceitua a eficiência organizacional como objetivo básico, mantendo o respeito às emoções e à individualidade dos trabalhadores. Para tanto, é fundamental entender o comportamento do homem no trabalho.
Max Weber foi um representante da teoria das relações humanas, a qual contestava conceitos clássicos de autoridade, hierarquia e racionalização do trabalho, denominando o homem como um ser econômico.
O movimento behaviorista e a teoria da motivação humana concebida por Maslow foram importantes referenciais que deram suporte à teoria comportamentalista, que tem como foco a dinâmica organizacional.
São características que marcam a utilização dos pressupostos da teoria científica: a supervisão funcional, o aumento da produção pela eficiência do nível operacional, a divisão do trabalho e o incentivo salarial.
Na teoria clássica da administração, a eficiência da organização dependia de um funcionamento compatível com a estrutura, sendo preconizadas estruturas organizacionais dinâmicas, flexíveis e com níveis de resolução igualitários.
O socorrista não deve iniciar a avaliação e a assistência à vítima antes de certificar-se de que o local onde será realizada a abordagem não oferece riscos à sua própria segurança e que permanecerá em segurança durante a prestação do atendimento.
Avaliar o estado físico da vítima, quando possível; providenciar a assistência de emergência necessária; mobilizar a vítima apenas quando for necessário; transferi-la e fornecer as informações pertinentes para o pessoal responsável pelo resgate são deveres do socorrista.
Quando há suspeita de fratura da coluna cervical, o procedimento indicado para a abertura das vias aéreas é denominado de manobra de tração da mandíbula, que consiste em puxar a mandíbula para a frente, usando técnica apropriada, sem inclinar ou girar a cabeça da vítima.
Considere a seguinte situação hipotética.
Chamado para atender um indivíduo com diagnóstico de diabetes melito que estava apresentando apatia, indiferença em relação ao ambiente, palidez cutânea, taquicardia, pulso filiforme e taquipnéia, um enfermeiro não tinha como dosar o nível de glicemia naquele momento.
Nessa situação, a melhor conduta seria oferecer ao paciente açúcar sob a forma granulada, balas ou suco de laranja e encaminhá-lo para uma unidade de saúde o mais rápido possível, para esclarecer o diagnóstico.
Considere a seguinte situação hipotética.
Um indivíduo que sofreu um trauma abdominal fechado passou a apresentar fraqueza intensa, naúseas, sede, inquietação, desorientação, respiração rápida e superficial, pulso rápido e fraco, pele pálida, fria e cianótica.
Nessa situação, deve-se suspeitar de instalação de choque circulatório do tipo hipovolêmico.
São finalidades da auditoria em enfermagem a verificação das condições de trabalho da equipe, a crítica e a orientação da tarefa e a punição aos funcionários.
A auditoria retrospectiva é feita após a alta do paciente, utilizando-se o prontuário como fonte de avaliação.
São aspectos que, verificados no próprio prontuário do paciente, fornecem subsídios à auditoria: condições do paciente no ato da internação, sistema de elaboração do plano de cuidados, relatórios ou anotações de enfermagem e condições de alta.
A auditoria operacional dispensa a elaboração de um relatório, visto que ela é realizada enquanto o paciente está hospitalizado ou em atendimento ambulatorial, sendo os dados revertidos em benefício direto a esse paciente.
A auditoria externa é realizada por um elemento não pertencente à instituição e tem como vantagens o fato de o auditor não vivenciar a realidade da instituição e poder apresentar sugestões mais gerais aos problemas detectados.