Questões de Concurso Público Polícia Federal 2004 para Engenheiro de Telecomunicações
Foram encontradas 38 questões
Enlaces desse tipo normalmente utilizam freqüências na faixa de HF (high frequency), pelo fato de as antenas, os transmissores e os receptores para essa faixa de freqüência serem pequenos e relativamente baratos. Além disso, as características de propagação das ondas eletromagnéticas em HF são muito adequadas para enlaces relativamente curtos.
Caso a capacidade do enlace deva ser de um E1, ou seja, 2,048 Mbps, e a largura da banda de transmissão disponível seja de 500 kHz para cada sentido, então a técnica de modulação QPSK não poderá ser utilizada, sendo adequado o uso da técnica M-QAM, com M maior que 16.
Nesse tipo de sistema, para que a transmissão seja bidirecional, é comum o uso de dois canais (ou faixas de freqüência), um para cada sentido, em um esquema denominado FDD (frequency domain duplex). Contudo, é possível fazer transmissão bidirecional utilizando-se um único canal, no esquema TDD (time domain duplex).
Para se conseguir um desempenho satisfatório, provavelmente o sistema de comunicação que for instalado precisará utilizar codificação de canal. Nesse caso, um tipo de codificação muito utilizada é a convolucional. Se for utilizado um codificador convolucional de taxa de codificação 3/4 , por exemplo, a taxa de bits útil do sistema será multiplicada por 4/3.
Caso a capacidade do enlace seja de 2,048 Mbps, no máximo 32 ligações telefônicas poderão acontecer simultaneamente entre os dois escritórios. Como parte dos bits transmitidos deve transportar informações de sinalização, na realidade, o número máximo de ligações simultâneas será menor que 32.