Questões de Concurso Público Polícia Federal 2004 para Engenheiro de Telecomunicações
Foram encontradas 11 questões
Enlaces desse tipo normalmente utilizam freqüências na faixa de HF (high frequency), pelo fato de as antenas, os transmissores e os receptores para essa faixa de freqüência serem pequenos e relativamente baratos. Além disso, as características de propagação das ondas eletromagnéticas em HF são muito adequadas para enlaces relativamente curtos.
Considere que, ao se substituir a antena transmissora por um curto-circuito, a leitura no medidor do coeficiente de onda estacionária indicou um valor igual a 9. Nessa situação, conectando-se uma antena perfeitamente casada no final da linha, a potência radiada será superior a 90% da potência inserida na entrada da linha.
No lado transmissor, considere que a linha tem impedância característica de 100 Ω e que a impedância de entrada da antena é ZA = 200 – j 100 Ω para uma freqüência do gerador de 600 MHz. Nessa situação, para um perfeito casamento entre a linha e a antena, é possível a utilização do circuito mostrado na figura abaixo, em que X e B representam, respectivamente, a reatância e a susceptância da rede de casamento.
Quanto maior for a área efetiva da antena receptora e menor for o comprimento de onda do sinal de teste, menor será a distância entre as antenas para que o campo transmitido seja considerado como uma onda plana na posição da antena receptora.
Sabendo que variações do campo eletromagnético podem ser produzidas por interferência da onda direta com a onda refletida pelo solo, para reduzir esse efeito, é correto utilizar uma antena transmissora diretiva e ajustar a posição das antenas com relação ao solo.