Questões de Concurso Público Polícia Federal 2004 para Nutricionista
Foram encontradas 70 questões
A galactose é uma hexose, monossacarídeo composto por seis carbonos que pode ser transformado em glicose no intestino e no fígado.
Os ácidos acetoacético e beta-hidroxibutírico são produzidos pelo fígado para suprir a falta de glicose para as células.
As glândulas principais secretam no duodeno enzimas fosfolipase A2, glicosidase e fosfatase, formando, respectivamente, lisofosfolipídios, dextrinas e nucleotídeos.
Julgue o item seguinte, relativos às características do metabolismo das proteínas.
No paciente diabético, a falta de insulina pode favorecer a
proteólise, ocasionando perda de massa muscular magra.
A ligação entre o grupo beta-carboxílico de um aminoácido e o grupo prostético de outro aminoácido é denominada ligação peptídica.
Liberados pelos músculos por meio dos processos de transaminação, os aminoácidos serina, glutamina e valina são captados predominantemente no cérebro, no intestino e nos rins, respectivamente.
As lipoproteínas VLDL, LDL e HDL e os quilomícrons são classificados de acordo com suas densidades, sendo de interesse no controle das doenças coronarianas.
Presente em plantas e leveduras, o ergosterol é precursor da vitamina D, que necessita de irradiações ultravioleta para adquirir propriedades anti-raquíticas.
Na deficiência dos ácidos graxos alfa-linolênico e linoléico, os ácidos polienóicos não-essenciais da série ômega 9 substituem os essenciais nos fosfolipídios e nas membranas plasmáticas, acarretando alterações na pele e prejuízos no transporte lipídico.
Couve, agrião, acelga e almeirão são boas fontes de caroteno, precursor da vitamina A.
A vitamina E ou tocoferol, presente no leite, nos ovos e nas carnes, tem ação aumentada na presença de gás carbônico e, por isso, concentra-se nas membranas plasmáticas dos eritrócitos e do trato respiratório.
A riboflavina e a niacina — encontradas no fígado, em carnes, hortaliças verde-escuras e cereais integrais — compõem, respectivamente, as enzimas do tipo desidrogenases aeróbias e anaeróbias.
Indivíduo submetido a gastrectomia total pode apresentar deficiência de vitamina C, já que sua absorção fica prejudicada por falta do fator intrínseco.
A salada, o iogurte e o brócolis são fontes de cálcio, um mineral com absorção aumentada pelo hormônio calcitonina, que atua diretamente nos músculos e rins e indiretamente no intestino, para restaurar as concentrações de cálcio.
Os fitatos e oxalatos presentes no tomate, no bife e no arroz auxiliam a absorção intestinal dos minerais cobre, zinco e ferro.
A gelatina colorida pode fazer parte da dieta de resíduo mínimo, geralmente usada para o preparo de exames e no pós-operatório.
A adição de açúcar ao suco aumenta o valor vitamínico, principalmente das vitaminas do complexo B. Essa adição é indicada com pelo menos uma hora de antecedência para evitar perdas nutricionais.
Na gravidez, principalmente no segundo e no terceiro trimestres, há maior mobilização dos lipídios, que determinam a liberação dos níveis séricos de apoliproteínas, triglicerídios e colesterol, sobretudo da fração LDL-colesterol.
Clara de ovo, mel de abelha, couve e lentilha são alguns alimentos a serem introduzidos a partir do oitavo mês de vida.
Nos idosos, pode haver diminuição da taxa metabólica basal, xerostomia e atonia intestinal, alterações que irão determinar a conduta nutricional.