Questões de Concurso Público ANS 2005 para Analista - Redes
Foram encontradas 10 questões
A função do HAL (hardware abstraction layer) é apresentar a uma parte do sistema operacional dispositivos abstratos de hardware desprovidos de especificidades e idiossincrasias das quais o hardware está repleto. Esses dispositivos são apresentados na forma de serviços independentes da máquina, os quais podem ser usados pelo restante do sistema operacional e pelos drivers.
O Windows 2000 suporta três diferentes APIs documentadas: Win32, POSIX e OS/2. Cada uma dessas interfaces tem uma lista pública de chamadas de biblioteca que os programadores podem usar. A função das DLLs (dynamic link libraries) e dos subsistemas do ambiente é implementar a funcionalidade da interface pública, ocultando, dos programas de aplicação, a verdadeira interface da chamada ao sistema.
O Windows 2000 é constituído de duas partes: o próprio sistema operacional — que executa no modo núcleo — e os subsistemas do ambiente — que executam no modo gerenciador. No núcleo, estão processos isolados que ajudam os programas dos usuários a realizar certas funções do sistema. Já os subsistemas do ambiente estão relacionados com gerenciamento de processo, gerenciamento de memória e sistemas de arquivos.
O Windows 2000 oferece numerosos mecanismos de comunicação interprocessos. Ele também oferece mecanismos de sincronização, como semáforos, exclusões mútuas, regiões críticas e evento. Todos esses mecanismos funcionam em processos, não em threads. Portanto, quando um processo pára em um semáforo, outros processos relacionados à mesma thread não são afetados e podem continuar executando.
O Windows 2000 trata programas antigos executando-os em um ambiente totalmente protegido. Quando se inicia um programa MS-DOS, inicia-se um processo Win32 normal e então é carregado um programa de emulação do MS-DOS, o NTDOS (NT DOS machine). É interessante que este programa seja colocado no espaço inferior de endereçamento virtual do processo, já que o MS-DOS reconhecia somente até 1 MB de memória no 8088 e até 16 MB no 286.
Os processos no Unix apresentam a propriedade de se comunicar entre si usando troca de mensagens. É possível criar um canal entre dois processos no qual um deles pode escrever um fluxo de bytes para o outro ler. Esses canais são chamados pipes.
O Unix é um sistema multiprogramado, de modo que múltiplos processos independentes podem ser executados ao mesmo tempo. Cada usuário pode ter vários processos ativos de uma só vez. Assim, em um grande sistema, é possível haver centenas ou talvez milhares de processos em execução.
Os drivers do Unix são classificados como drivers de dispositivos de caracteres ou drivers de dispositivos de blocos, cuja diferença está no fato de que os dispositivos de caracteres permitem posicionamento e os de blocos, não. Um exemplo de driver de caractere são os dispositivos de rede.
O núcleo do sistema operacional Unix mantém duas estruturas de dados principais relacionadas aos processos: a tabela de processos e a estrutura de usuários. A tabela de processos permanece residente todo o tempo e contém as informações necessárias somente dos processos que estejam presentes na memória.
O processo init verifica suas flags para saber se a execução é mono ou multiusuário. No primeiro caso, ele cria um processo que executa o shell e espera pelo término desse processo. No segundo caso, ele cria um processo para executar um script de shell de inicialização do sistema, /etc/rc, que pode verificar a consistência do sistema de arquivos, montar sistemas de arquivos adicionais e disparar processos daemon.