Questões de Concurso Público TRE-MT 2005 para Analista Judiciário - Engenharia
Foram encontradas 5 questões
I Nas barras com ligações flexíveis nos apoios, as ligações flexíveis de vigas e de treliças podem levar em conta apenas as reações de cálculo compatíveis com a hipótese de flexibilidade, a menos que haja indicação em contrário do responsável pelo projeto. II Na determinação da resistência de cálculo para barras com ligações rígidas nos apoios, deverão ser considerados os efeitos combinados de todos os esforços solicitantes de cálculo provenientes da rigidez total ou parcial das ligações. III Ligações sujeitas a solicitação de cálculo inferior a 40 kN, excetuando-se diagonais de travejamento de barras compostas, tirantes constituídos de barras redondas e travessas de fechamento lateral de edifícios, devem ser dimensionadas para uma solicitação de cálculo igual a 40 kN. IV Nos pontos de apoio, vigas e treliças devem ser impedidas de girar em torno de seu eixo longitudinal. V Quando forem usadas chapas sobrepostas a mesas de barras fletidas, com comprimento inferior ao vão da viga, elas devem se prolongar além da seção onde teoricamente seriam desnecessárias, denominada seção de transição.
A quantidade de itens certos é igual a
I A resistência à compressão perpendicular às fibras da madeira é aproximadamente igual à sua resistência à compressão paralela às fibras. II O abaulamento é um defeito de uma peça de madeira caracterizado pelo encurvamento na sua direção longitudinal, isto é, na direção do comprimento da peça. III Em ligações de peças de madeira submetidas a carregamentos axiais, a carga admissível dos pregos cravados na direção normal às fibras depende do diâmetro do prego. IV A resistência à tração da peroba rosa verde é menor que a resistência à tração do pinho verde. V A peroba é um tipo de madeira que pode ser utilizada para a confecção de tacos de assoalho.
Estão certos apenas os itens
Considere o pórtico plano, com peso desprezível, submetido ao carregamento uniformemente distribuído não-nulo com intensidade q indicado na figura acima.
Com base nas condições apresentadas na figura, julgue os itens a seguir.
I Dependendo das propriedades mecânicas do material, do comprimento e das características geométricas da seção transversal no trecho AB e do valor de q, esse trecho pode ser submetido a flambagem.
II A fibra externa superior do pórtico no ponto C está submetida a tração.
III O módulo do momento fletor na seção transversal do pórtico no ponto C é igual a .
IV O módulo do esforço cortante na seção transversal do pórtico no ponto C é igual a .
V O trecho ED do pórtico está submetido a flexão composta.
A quantidade de itens certos é igual a