Questões de Concurso Público Banco da Amazônia 2006 para Técnico Científico - Área: Técnologia da Informação
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Um programa montador (assembler) é um utilitário responsável por gerar, a partir de um programa escrito em linguagem de montagem, um programa em linguagem de máquina não executável (módulo-objeto).
No que se refere ao funcionamento e às características dos diversos tipos de software que integram um ambiente computacional, julgue o próximo item.
Um interpretador é considerado um tradutor que não gera
código-objeto. Ele traduz cada instrução de um programa-fonte, escrito em linguagem de alto nível, e a executa em
seguida. Uma desvantagem de se utilizar interpretadores está
na tradução das instruções de um programa toda vez que este
for executado, o que gera um gasto de tempo bastante
relevante.
No que se refere ao funcionamento e às características dos diversos tipos de software que integram um ambiente computacional, julgue o próximo item.
Em um nível próximo ao hardware, a execução de um
programa fundamenta-se na idéia de que a CPU executa,
seguidamente, instruções requisitadas à memória. A CPU
realiza, para isso, um ciclo conhecido como fetch-decode-execute, que é composto, basicamente, pela busca da instrução
na memória, decodificação da instrução, execução da
instrução, armazenamento dos resultados e atualização do
program counter. Essas fases são sempre executadas nessa
ordem.
No que se refere ao funcionamento e às características dos diversos tipos de software que integram um ambiente computacional, julgue o próximo item.
Os device drivers são programas que permitem que outros
programas (aplicativos de uma forma geral) interajam
diretamente com o hardware, sem a participação do sistema
operacional. Eles são muito úteis e necessários pois evitam
que os fabricantes de software tenham que possuir
informações sobre todos os dispositivos de hardware
existentes, e permitem, por exemplo, que um programa editor
de textos acesse, diretamente, uma impressora por meio do
device driver.
No que se refere ao funcionamento e às características dos diversos tipos de software que integram um ambiente computacional, julgue o próximo item.
Um programa feito em linguagem assembly é lido por uma
ferramenta chamada assembler e traduzido para instruções
binárias (linguagem de máquina do computador). Os
assemblers permitem que sejam utilizadas, para a escrita e a
leitura de programas, representações mais amigáveis que o 0
e o 1 da linguagem binária do computador, o que facilita o
trabalho do programador.
Um aspecto fundamental das funções escritas utilizando C++ é a prototipação, que permite que o compilador realize uma checagem de tipos para chamadas de função em tempo de compilação, de forma que alguns erros de programação possam ser detectados.
A criação de programas de computador envolve conhecimentos sobre estruturas de dados, linguagens, lógica de programação e tradutores (como compiladores e montadores). A respeito dos citados recursos, julgue o item subseqüente.
A passagem de parâmetros por referência é caracterizada pelo
fato de ser passado, para a função chamada, o endereço do
parâmetro, e não o seu valor, o que permite que a função
chamada possa, por meio do endereço do parâmetro,
modificar o seu valor.
A criação de programas de computador envolve conhecimentos sobre estruturas de dados, linguagens, lógica de programação e tradutores (como compiladores e montadores). A respeito dos citados recursos, julgue o item subseqüente.
Uma construção interessante do C++ é o operador de escopo
(::). Não há correspondente ANSI-C para esse operador. O
operador de escopo permite acessar uma variável global
mesmo que exista uma variável local com o mesmo nome.
A criação de programas de computador envolve conhecimentos sobre estruturas de dados, linguagens, lógica de programação e tradutores (como compiladores e montadores). A respeito dos citados recursos, julgue o item subseqüente.
Em C++, quando declaradas sem valor predefinido, as
variáveis globais, as locais (declaradas dentro do escopo de
uma função) e as estáticas são automaticamente
inicializadas com o valor 0.
A criação de programas de computador envolve conhecimentos sobre estruturas de dados, linguagens, lógica de programação e tradutores (como compiladores e montadores). A respeito dos citados recursos, julgue o item subseqüente.
A utilização da tecnologia J2ME é voltada para o
desenvolvimento de aplicativos para executar em
dispositivos com baixa capacidade de memória e de
processamento.
Com relação ao código em C++ acima, julgue o item seguinte.
O comado “using namespace std;” mostra que está
sendo utilizado um namespace chamado “std”. Os
namespaces permitem agrupar, sob um nome, entidades
como classes e funções, e, dessa forma, o escopo global
pode ser dividido em sub-escopos, cada um com seu
próprio nome.
Com relação ao código em C++ acima, julgue o item seguinte.
A função “GetVal” é uma função template, ou seja, ela é
um tipo especial de função que pode operar com tipos
genéricos de dados.
Com relação ao código em C++ acima, julgue o item seguinte.
Caso o programa seja executado, será mostrado no
dispositivo de saída padrão e em uma única linha o
seguinte resultado: 6,10.
Com relação ao código em C++ acima, julgue o item seguinte.
O trecho a seguir corresponde à declaração de uma função inline. Esse tipo de função faz que o compilador, em vez de criar um conjunto separado de instruções na memória, copie o código de definição da função diretamente para o código de quem a chamou.
Com relação ao código em C++ acima, julgue o item seguinte.
Caso as linhas 12 e 13 fossem substituídas, respectivamente, pelas linhas a seguir, a saída padrão permaneceria a mesma.
long i=5, j=6, k;
int l=10, m=5, n;
Encapsulamento consiste em separar os aspectos externos dos aspectos internos de um objeto. Os externos são acessíveis a outros objetos e os internos devem permanecer escondidos internamente. O uso do encapsulamento permite que a implementação de um objeto possa ser modificada sem afetar as aplicações que usam este objeto.
Considerando os conceitos e princípios que norteiam esse paradigma de programação, e acerca da sua adoção parcial ou total por certas linguagens, julgue o item a seguir.
A herança múltipla acontece quando duas ou mais classes
herdam atributos e métodos de uma mesma classe base.
Considerando os conceitos e princípios que norteiam esse paradigma de programação, e acerca da sua adoção parcial ou total por certas linguagens, julgue o item a seguir.
Uma função virtual é uma função cuja declaração é feita em
uma classe base, mas cuja definição somente é feita em classes
derivadas dessa classe base.
Considerando os conceitos e princípios que norteiam esse paradigma de programação, e acerca da sua adoção parcial ou total por certas linguagens, julgue o item a seguir.
Uma diferença existente entre o conceito de funções virtuais
e o de sobrecarga de funções está relacionada ao fato de,
quando se utiliza uma função virtual, o protótipo da função na
classe base deve ser igual ao protótipo dessa função na classe
derivada, o que não é necessário no caso da sobrecarga de
funções.
Considerando os conceitos e princípios que norteiam esse paradigma de programação, e acerca da sua adoção parcial ou total por certas linguagens, julgue o item a seguir.
A interação entre objetos, de acordo com o paradigma de
orientação a objetos, deve ser feita por meio da passagem de
mensagens, sendo tais mensagens compostas de duas partes:
o objeto para o qual a mensagem será enviada e o nome do
método, no objeto de destino, que deverá ser executado.