Questões de Concurso Público Banco da Amazônia 2006 para Técnico Científico - Área: Técnologia da Informação
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Um programa montador (assembler) é um utilitário responsável por gerar, a partir de um programa escrito em linguagem de montagem, um programa em linguagem de máquina não executável (módulo-objeto).
No que se refere ao funcionamento e às características dos diversos tipos de software que integram um ambiente computacional, julgue o próximo item.
Um interpretador é considerado um tradutor que não gera
código-objeto. Ele traduz cada instrução de um programa-fonte, escrito em linguagem de alto nível, e a executa em
seguida. Uma desvantagem de se utilizar interpretadores está
na tradução das instruções de um programa toda vez que este
for executado, o que gera um gasto de tempo bastante
relevante.
No que se refere ao funcionamento e às características dos diversos tipos de software que integram um ambiente computacional, julgue o próximo item.
Em um nível próximo ao hardware, a execução de um
programa fundamenta-se na idéia de que a CPU executa,
seguidamente, instruções requisitadas à memória. A CPU
realiza, para isso, um ciclo conhecido como fetch-decode-execute, que é composto, basicamente, pela busca da instrução
na memória, decodificação da instrução, execução da
instrução, armazenamento dos resultados e atualização do
program counter. Essas fases são sempre executadas nessa
ordem.
No que se refere ao funcionamento e às características dos diversos tipos de software que integram um ambiente computacional, julgue o próximo item.
Os device drivers são programas que permitem que outros
programas (aplicativos de uma forma geral) interajam
diretamente com o hardware, sem a participação do sistema
operacional. Eles são muito úteis e necessários pois evitam
que os fabricantes de software tenham que possuir
informações sobre todos os dispositivos de hardware
existentes, e permitem, por exemplo, que um programa editor
de textos acesse, diretamente, uma impressora por meio do
device driver.
Encapsulamento consiste em separar os aspectos externos dos aspectos internos de um objeto. Os externos são acessíveis a outros objetos e os internos devem permanecer escondidos internamente. O uso do encapsulamento permite que a implementação de um objeto possa ser modificada sem afetar as aplicações que usam este objeto.