Questões de Concurso Público DETRAN-PA 2006 para Sociólogo

Foram encontradas 17 questões

Q1375701 Sociologia

Texto para a questão.

    Sofia ouviu passos que se aproximavam do outro lado. Então a porta se abriu. Era Alberto Knox. Ele havia trocado de roupa, mas também estava fantasiado. Alberto usava meias brancas até a altura dos joelhos, uma calça vermelha bem larga, também até a altura dos joelhos, e uma jaqueta amarela com gordos enchimentos nos ombros. Sua figura fez Sofia lembrar-se do curinga de um baralho. Se ela não estava enganada, aquele era um traje típico do Renascimento. (...)

     — O fato de a religião e a ciência estabelecerem entre si um relacionamento mais livre levou a um método científico novo e a um novo fervor religioso. Estavam assim estabelecidas as bases para duas importantes transformações ocorridas nos séculos XV e XVI: o Renascimento e a Reforma. Por Renascimento entende-se um período abrangente de apogeu cultural que se iniciou em fins do século XIV. Ele começou no Norte da Itália e depois se expandiu rapidamente rumo ao norte ao longo dos séculos XV e XVI.

     — Você não disse que “renascimento” significa “nascer de novo”?

    — Disse. E o que viria a nascer de novo eram a arte e a cultura da Antigüidade. Por isso falamos também do humanismo do Renascimento: depois da longa Idade Média, que via todos os aspectos da vida a partir de um prisma divino, o homem volta a ocupar o centro de tudo. A égide deste movimento era a seguinte: “De volta às fontes!”, e a principal fonte era o humanismo da Antigüidade. “Desenterrar” esculturas antigas e manuscritos da Antigüidade tornou-se quase um esporte popular. Aprender grego também virou moda, o que levou a um reestudo da cultura grega. O estudo do humanismo grego também tinha um objetivo pedagógico: o estudo de temas humanistas levava a uma “formação clássica”, capaz de elevar o homem a um nível superior de existência. Costumava-se dizer que “os cavalos nascem, ao passo que os homens se formam”.


J. Gaarder. O mundo de Sofia. São Paulo: Cia. das Letras,1998, p. 212-18 (com adaptações).

A partir do texto, assinale a opção correta acerca do Renascimento.
Alternativas
Q1375702 Sociologia

Texto para a questão.

    Sofia ouviu passos que se aproximavam do outro lado. Então a porta se abriu. Era Alberto Knox. Ele havia trocado de roupa, mas também estava fantasiado. Alberto usava meias brancas até a altura dos joelhos, uma calça vermelha bem larga, também até a altura dos joelhos, e uma jaqueta amarela com gordos enchimentos nos ombros. Sua figura fez Sofia lembrar-se do curinga de um baralho. Se ela não estava enganada, aquele era um traje típico do Renascimento. (...)

     — O fato de a religião e a ciência estabelecerem entre si um relacionamento mais livre levou a um método científico novo e a um novo fervor religioso. Estavam assim estabelecidas as bases para duas importantes transformações ocorridas nos séculos XV e XVI: o Renascimento e a Reforma. Por Renascimento entende-se um período abrangente de apogeu cultural que se iniciou em fins do século XIV. Ele começou no Norte da Itália e depois se expandiu rapidamente rumo ao norte ao longo dos séculos XV e XVI.

     — Você não disse que “renascimento” significa “nascer de novo”?

    — Disse. E o que viria a nascer de novo eram a arte e a cultura da Antigüidade. Por isso falamos também do humanismo do Renascimento: depois da longa Idade Média, que via todos os aspectos da vida a partir de um prisma divino, o homem volta a ocupar o centro de tudo. A égide deste movimento era a seguinte: “De volta às fontes!”, e a principal fonte era o humanismo da Antigüidade. “Desenterrar” esculturas antigas e manuscritos da Antigüidade tornou-se quase um esporte popular. Aprender grego também virou moda, o que levou a um reestudo da cultura grega. O estudo do humanismo grego também tinha um objetivo pedagógico: o estudo de temas humanistas levava a uma “formação clássica”, capaz de elevar o homem a um nível superior de existência. Costumava-se dizer que “os cavalos nascem, ao passo que os homens se formam”.


J. Gaarder. O mundo de Sofia. São Paulo: Cia. das Letras,1998, p. 212-18 (com adaptações).

Ainda tendo o texto como referência inicial e considerando que o Renascimento marca o surgimento de uma nova postura do homem ocidental diante da natureza, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1375703 Sociologia
    O termo Iluminismo indica um movimento intelectual que se desenvolveu no século XVIII e cujo objetivo era a difusão da razão, a luz para dirigir o progresso da vida em todos os aspectos. Daí o nome iluminismo, tradução da palavra alemã “aufklarung”, que significa aclaração, esclarecimento, iluminação. O iluminismo, mais do que um conjunto de idéias, foi uma nova mentalidade que influenciou grande parte da sociedade da época, de modo particular, os intelectuais, a burguesia e mesmo alguns nobres e reis.     Os iluministas eram aqueles que em tudo se deixavam guiar pelas luzes da razão e que escreviam e agiam para dar sua contribuição ao progresso intelectual, social e moral e para criticar toda forma de autoritarismo, fosse ela de ordem política, religiosa ou moral.     Esse modo de pensar e de agir difundiu-se em muitos países da Europa, no século XVIII, o século das luzes. Suas primeiras manifestações ocorreram, no século XVIII, na Inglaterra e na Holanda, com a contribuição do pensamento de Descartes, Newton, Spinoza e Locke. Mas o Iluminismo tornouse um movimento especialmente forte na França, onde a crise do governo absolutista levou os filósofos a um debate profundo sobre a política e a sociedade de modo geral.
Olga M. A. F. Coulon e Fábio C. Pedro Dos Estados nacionais à Primeira Guerra Mundial. Belo Horizonte: UFMG: mimeo, 1995 (com adaptações).
A Ilustração, movimento filosófico que sucedeu o Renascimento, deu um passo além, visto que
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Q1375704 Sociologia

Texto para a questão

    Na obra O Suicídio (1897), Durkheim se propôs analisar o fenômeno sob um outro prisma, investigando o conjunto dos suicídios cometidos numa certa sociedade num período de tempo. Seu objetivo era justamente o de demonstrar que o ato aparentemente individual do suicídio estava diretamente relacionado ao grau maior ou menor de coesão/integração do indivíduo à sociedade. A tese central é de que o suicídio varia na razão inversa do grau de integração dos grupos sociais (religião, família, sociedade política) dos quais o indivíduo faz parte. Assim, por exemplo, notou que a baixa nas taxas médias de suicídio coincide com períodos de crise e revoluções, na medida em que nesses períodos há o envolvimento dos indivíduos em movimentos de cunho social mais amplo, o que faz diminuir as taxas de suicídio. Da mesma forma, argumenta que o fato de as estatísticas indicarem um número menor de suicídio entre mulheres seria explicado pelo fato destas não participarem tão ativamente da vida coletiva quanto os homens. No que se refere à religião, os protestantes são os mais propensos ao suicídio, seguidos pelos católicos e, por último, pelos judeus: as diferenças nesses casos seriam devido às estruturas religiosas capazes de integrar os indivíduos.


L. M. Lemos e B. B. Gusmão. Émile Durkheim: Contribuições para se pensar a sociedade. Rio de Janeiro: Revista Vértices, ano 5, n.º 2, maio/ago./2003, p. 81-3 (com adaptações)

Considerando o texto acima como parte da análise de Durkhein acerca de suicídio, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1375705 Sociologia

Texto para a questão

    Na obra O Suicídio (1897), Durkheim se propôs analisar o fenômeno sob um outro prisma, investigando o conjunto dos suicídios cometidos numa certa sociedade num período de tempo. Seu objetivo era justamente o de demonstrar que o ato aparentemente individual do suicídio estava diretamente relacionado ao grau maior ou menor de coesão/integração do indivíduo à sociedade. A tese central é de que o suicídio varia na razão inversa do grau de integração dos grupos sociais (religião, família, sociedade política) dos quais o indivíduo faz parte. Assim, por exemplo, notou que a baixa nas taxas médias de suicídio coincide com períodos de crise e revoluções, na medida em que nesses períodos há o envolvimento dos indivíduos em movimentos de cunho social mais amplo, o que faz diminuir as taxas de suicídio. Da mesma forma, argumenta que o fato de as estatísticas indicarem um número menor de suicídio entre mulheres seria explicado pelo fato destas não participarem tão ativamente da vida coletiva quanto os homens. No que se refere à religião, os protestantes são os mais propensos ao suicídio, seguidos pelos católicos e, por último, pelos judeus: as diferenças nesses casos seriam devido às estruturas religiosas capazes de integrar os indivíduos.


L. M. Lemos e B. B. Gusmão. Émile Durkheim: Contribuições para se pensar a sociedade. Rio de Janeiro: Revista Vértices, ano 5, n.º 2, maio/ago./2003, p. 81-3 (com adaptações)

Acerca do conceito de fato social, assinale a opção correta.
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Q1375706 Sociologia
    As características do paradigma sociológico weberiano só se definem à luz da visão de mundo mais ampla de Weber, na qual se articulam uma concepção específica sobre o que é a realidade sócio-histórica e uma reflexão profunda sobre a natureza do empreendimento científico. Talvez o ponto central da perspectiva weberiana seja o reconhecimento de que a realidade humana não possui um sentido intrínseco e unívoco, dado de modo natural e definitivo, independentemente das ações humanas concretas. Weber pressupõe que a realidade é infinita e sem qualquer sentido cognoscível imanente. Seriam os sujeitos humanos que estabeleceriam recortes na realidade e se posicionariam diante deles conferindo-lhes sentido.
Cláudio M. M. Nogueira. Considerações sobre a sociologia de Max Weber. Internet: <www.sociologia1.hpg.ig.com.br/textos/webe
 A respeito do pensamento de Max Weber, assinale a opção correta.
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Q1375707 Sociologia
    A expressão gênero começou a ser utilizada justamente para marcar que as diferenças entre homens e mulheres não são apenas de ordem física, biológica. Como não existe natureza humana fora da cultura, a diferença sexual anatômica não pode mais ser pensada isolada do “caldo de cultura” no qual sempre está imersa. Ou seja, falar de relações de gênero é falar das características atribuídas a cada sexo pela sociedade e sua cultura. A diferença biológica é apenas o ponto de partida para a construção social do que é ser homem ou ser mulher. Sexo é atributo biológico, enquanto gênero é uma construção social e histórica. A noção de gênero, portanto, aponta para a dimensão das relações sociais do feminino e do masculino. É importante enfatizar essa distinção de conceitos (biológico × cultural), porque, como não se trata de fenômeno puramente biológico, podemos constatar que ocorrem mudanças na definição do que é ser homem ou mulher ao longo da história e em diferentes regiões e culturas. Desse modo, se as relações homem × mulher são um fenômeno de ordem cultural, podem ser transformadas. E a educação desempenha importante papel nesse sentido. Y. Sayão e S. D. Bock. Relações de gênero. Internet: . Há evidências históricas de que a cultura humana esteve, sempre, desde seus primórdios, intimamente ligada à noção da distinção e da discriminação entre grupos sociais. Mais recentemente, pode-se observar, no processo histórico, marcante tendência à diferenciação e à crescente complexidade das sociedades. Nesse contexto e considerando o texto acima, assinale a opção correta.
Y. Sayão e S. D. Bock. Relações de gênero. Internet:<www.educarede.org.br>
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Q1375708 Sociologia
Conceitua-se status como a localização do indivíduo na hierarquia social, de acordo com a sua participação na distribuição desigual da riqueza, do prestígio e do poder. Com relação ao conceito de status assinale a opção correta.
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Q1375709 Sociologia
Ocupando diferentes formas de status na hierarquia social, o indivíduo também desempenha vários papéis na sociedade. Papel social é
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Q1375710 Sociologia
    Na verdade, o homem não é humano senão porque vive em sociedade. (...) É a sociedade que nos lança fora de nós mesmos, que nos obriga a considerar outros interesses que não os nossos, que nos ensina a dominar as paixões, os instintos, e darlhes lei, ensinando-nos o sacrifício, a privação, a subordinação dos nossos fins individuais a outros mais elevados. Todo o sistema de representação que mantém em nós a idéia e o sentimento da lei, da disciplina interna ou externa é instituído pela sociedade.
E. Durkheim Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1978, p. 45 (com adaptações).
Segundo Durkheim, a educação é a
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Q1375711 Sociologia
    Uma característica notável da produção capitalista é que ela se sustenta graças ao constante aperfeiçoamento técnico e ao aumento incessante da produtividade. Condição essencial para isto é uma divisão do trabalho, que acaba por tornar cada tarefa individual um ato abstrato e aparentemente sem qualquer relação com o produto final. Assim, a própria divisão capitalista do trabalho, a atribuição de tarefas ou mesmo de uma atividade profissional atendem aos interesses particulares dos grupos dominantes e só eventualmente, dos produtores: seu próprio prazer está subordinado à produção.
Tânia Quintaneiro et al. Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1995, p. 96.
O texto acima corresponde a
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Q1375712 Sociologia
    Os movimentos sociais no Brasil tiveram um importante papel na redemocratização do país. Sua consolidação mais profícua foi nos movimentos pelas diretas já. Naquela época, começou a surgir uma série de manifestações, todas num contexto de ampla diversidade. Eram os direitos das mulheres, luta pela liberdade de expressão, os movimentos pela saúde coletiva, a defesa do meio ambiente, luta pela anistia política e outras mais. É interessante perceber que, mesmo tendo cada uma sua especificidade, todas, no fundo, ansiavam pela abertura política no país, pois esta representava o primeiro passo na construção dos objetivos daquelas manifestações. Estes movimentos como contribuição foram fundamentais, para, aos poucos, se disseminar um perfil mais popular de cidadania. Com isso, os movimentos sociais cresceram, e as ações voluntárias se solidificaram.
R. Wölke. Por uma sociedade civil organizada. Internet: <www.universia.com.br>. (com adaptações).
Em que pese a imensa diversidade dos movimentos sociais ocorridos no Brasil, é possível apontar alguns traços comuns a esses movimentos, tais como: (1) suas possibilidades no campo político democrático; (2) tipo de reivindicação dos grupos envolvidos; (3) obstáculo, real ou potencial, a esses movimentos. Assinale, entre as opções abaixo, a que lista uma seqüência de traços comuns que correspondem, respectivamente, aos aspectos (1), (2) e (3) listados.
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Q1375713 Sociologia
A parcela da população que se manteve ocupada, ou que conquistou nova ocupação, também viu as condições de trabalho se deteriorarem no período. Contratos de trabalho fora dos marcos legais em expansão, extensas jornadas de trabalho, modificações na legislação trabalhista, entre outros fatores, aprofundaram o caráter heterogêneo do mercado de trabalho nacional. A insegurança no emprego aumentou. O que antes era um paradigma de relações de trabalho, o emprego por tempo integral, de longa duração, protegido pela legislação trabalhista e pelos contratos de trabalho acordados pelos sindicatos, passa, na década de 90 do século passado, por uma implacável demolição. Os vínculos vulneráveis vão aumentando sua participação no mercado de trabalho. Crescem o assalariamento sem carteira assinada, o trabalho de autônomos que operam em condições precárias, o emprego doméstico, a ocupação de crianças e idosos. O núcleo protegido dos empregos diminui e aumenta a margem dos vulneráveis.
Internet: <www.dieese.org.br> (com adaptações)

Em contrapartida ao exposto no texto acima, sabe-se que as políticas econômicas implementadas no Brasil, a partir de 1995, estimularam várias práticas inovadoras no mundo do trabalho, tais como: contrato temporário, flexibilização da legislação trabalhista, trabalho parcial e banco de horas. Nenhuma delas, entretanto, apontou para a redução da jornada de trabalho sem redução salarial. Acerca desse assunto, assinale o opção correta.
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Q1375714 Sociologia
A principal característica do pensamento de Augusto Comte é
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Q1375715 Sociologia
O Positivismo, primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico, derivou do cientificismo, ou seja, da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana de conhecer a realidade e traduzi-la na forma de leis naturais. O pensamento positivista
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Q1375716 Sociologia
Considerando a relação entre capitalismo e pobreza, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1375717 Sociologia
Acerca da violência humana, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: A
5: D
6: A
7: D
8: B
9: A
10: C
11: A
12: C
13: B
14: B
15: C
16: B
17: D