Questões de Concurso Público DOCAS-PA 2006 para Inspetor de Guarda Portuária
Foram encontradas 17 questões
Mantêm-se os sentidos textuais e a correção gramatical se o parágrafo final do texto for assim reescrito: Ou seja, mais prejudicial que milhões de cidadãos pobres é o padrão de vida esbanjador do meio ambiente para uma nação rica.
As duas ocorrências da preposição “sobre” (l.1 e l.4) iniciam termos que complementam a idéia de “se debruçou” (l.1).
Se a expressão “em relação” (l.2-3) for substituída por seu sinônimo com o respeito, mantêm-se a coerência textual e a correção gramatical.
Apesar de estar empregado no singular, subentende-se do desenvolvimento do texto que o termo “terra natal” (l.7) refere-se a “países desenvolvidos” (l.5).
O pronome “isso” (l.10) retoma, no texto, a idéia de “aumento desordenado da população” (l.8-9), com “conseqüências negativas para o planeta” (l.9).
De acordo com o desenvolvimento da textualidade, o advérbio “isoladamente” (l.12) está empregado com o valor do adjetivo isoladas.
O emprego dos sinais de aspas (l.4 e 6) permite inferir que se trata de uma fala citada de Luiz Roberto do Carmo.
De acordo com o desenvolvimento do texto, verifica-se que o termo “mais populoso” (l.1) indica uma comparação entre dois mundos: um de agora e um do futuro.
Subentende-se da argumentação do texto que o termo “Países desenvolvidos” (l.5) refere-se à China e aos Estados Unidos da América.
Uma forma alternativa para o texto, que preservaria a coerência textual e a correção gramatical, seria a voz reflexiva: adaptar-se em vez da voz ativa “adaptar” (l.6).
Se Garfield quisesse pedir que a história fosse, de fato, recontada, a fala final, com função de sugestão, deveria ser assim escrita: Você vai contar de novo, não vai?
A frase do segundo balão, “Voltei”, completa a idéia deixada em suspenso na fala do primeiro balão.
Depreende-se do diálogo, especialmente da pontuação do primeiro balão e do emprego dos verbos no terceiro quadrinho, que a história já foi inteiramente contada para Garfield.
Na linha 8, o verbo auxiliar em “deverá cair” está empregado no singular para concordar com “a população”, mas também seria coerente sua concordância no plural, ou seja, com os numerais da oração.
Depreende-se do texto que o problema da imigração, em várias nações, também é decorrente da queda do número de nascimentos.
Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical ao se substituir “entre eles o da imigração” (l.7) por entre eles, a imigração.