Questões de Concurso Público DOCAS-PA 2006 para Inspetor de Guarda Portuária
Foram encontradas 15 questões
No Rio de Janeiro, a violência ainda é exclusiva dos morros, o que ameniza seus efeitos sobre o conjunto da população carioca.
O quadro de violência retratado no texto é uma exclusividade do Rio de Janeiro, cidade que foi, por muito tempo, a capital brasileira.
Infere-se do texto que uma nova modalidade de seqüestro ocorre no Rio de Janeiro: em vez de pessoas, áreas territoriais são literalmente seqüestradas pelos marginais.
Nos últimos anos, a multiplicação de penitenciárias de segurança máxima e a construção de novos presídios por todo o país garantiram o fim da superlotação de condenados nas instituições penais, eliminando-se o foco de repetidos motins.
O que mais assusta com relação aos índices de violência no Rio de Janeiro, tal como apresentado no texto, é que esse quadro representa fenômeno relativamente novo e, portanto, desconhecido pela maioria da população.
Uma das conseqüências mais visíveis dos elevados índices de violência é a insegurança coletiva que ela gera, o que torna as pessoas cada vez mais reféns de seu próprio medo.
Há clareza quanto à influência do tráfico de drogas ilícitas no aumento da violência e da insegurança na sociedade contemporânea, tal como se vê no exemplo da Cidade Maravilhosa.
Uma das características marcantes do mundo contemporâneo é a existência de uma rede global do crime organizado, que age nas mais variadas frentes e atinge diversas regiões do planeta.
O narcotráfico é uma das mais rentáveis faces do crime organizado, mas a tendência é que esse comércio ilegal decline em face da significativa redução da demanda por parte dos consumidores, realidade atualmente verificada, sobretudo, nos países mais ricos.
Infere-se do texto que, em uma cidade como a do Rio de Janeiro, o poder público praticamente está ausente em áreas mais pobres, como nas favelas, o que facilita a ação dos grupos criminosos nelas instalados.
Guerras entre facções criminosas, como as que costumam ocorrer nos morros cariocas, normalmente são determinadas pela disputa do controle de áreas de atuação dessas quadrilhas, o que quase sempre significa domínio sobre pontos de venda de drogas.
Além do tráfico de drogas ilícitas, o crime organizado global também atua no contrabando de armas, chegando ao requinte de vender ilicitamente material nuclear.
A ação resoluta dos governos, sob a liderança da Organização das Nações Unidas, conseguiu eliminar o tráfico internacional de mulheres e de crianças, por meio de leis severas e do trabalho conjunto das forças policiais de vários países.
No Brasil, a intervenção em alguns estados, com a substituição de governadores por interventores indicados pelo governo federal, trouxe significativa diminuição dos índices de violência nessas localidades.
No Brasil, costuma-se atribuir à morosidade dos processos judiciais e à dificuldade na aplicação das leis a sensação de impunidade que tanto agrada aos criminosos.