Questões de Concurso Público IPEA 2008 para Técnico de Planejamento e Pesquisa - Economia e Relações Internacionais
Foram encontradas 9 questões
Para os Estados, a tecnologia afeta a soberania.
Esses acordos internacionais têm, necessariamente, vida curta, na medida em que a rivalidade entre nações explicita-se em algum momento, minando os acordos.
A existência de tais acordos impediu que empresas multinacionais, principalmente dos países desenvolvidos, estabelecessem parcerias estratégicas e consolidassem uma hierarquia entre companhias em escala mundial.
O caráter estratégico da tecnologia confere ao laboratório central dos grandes grupos econômicos um papel secundário na orientação e coordenação do trabalho das outras unidades de pesquisa espalhadas pelo mundo.
Dispor de exércitos não significa caminhar para o militarismo, pois, em muitas situações, a existência ou ampliação das forças armadas pode estar relacionada a interesses relacionados à soberania da nação.
O militarismo pode ser entendido como um processo pelo qual os interesses de segurança nacional de uma nação são colocados acima dos interesses institucionais das forças armadas desse país.
O Concerto das Nações Européias era o instrumento de regulação britânico das relações internacionais no continente europeu.
A Inglaterra exercia controle informal do sistema de equilíbrio de poder europeu, difundindo a idéia de que agia no interesse geral.
O sistema de equilíbrio de poder do Concerto das Nações Européias representava a restauração do Sistema de Vestfália, cujas normas e regras marcaram a origem das relações internacionais na era moderna.