Questões de Concurso Público TJ-CE 2008 para Analista Judiciário - Engenharia Mecânica
Foram encontradas 120 questões
A retirada da expressão "ter começado a" (l.1) preservaria a correção gramatical e a coerência da argumentação do texto, mas a idéia de que o processo de mudança se estende do passado ao presente seria perdida.
Na linha 2, o uso da preposição "por" antes do pronome relativo deve-se à regência da forma verbal "passando", que está empregada no texto com a acepção de vivenciando.
A preposição "sobre" (l.3), que introduz os complementos da palavra "dúvida" (l.3), está subentendida imediatamente antes da primeira ocorrência de "se" (l.5).
Na linha 8, a preposição "perante", no contexto em que ocorre, contribui para que a "inversão de tendências" (l.7) seja interpretada como um processo ainda em curso.
O desenvolvimento das idéias do texto permite inserir, na linha 10, sem prejudicar sua correção gramatical, uma vírgula logo após "são" e outra logo após "tudo", demarcando-se a expressão "acima de tudo".
No período "Estamos em uma época em que é muito difícil ser-se linear" (l.12-13), a expressão "em uma época" tem a função de localizar no tempo a afirmação de "ser-se linear". Por isso, a preposição "em" logo após "época", que tem igual função, poderia ser eliminada sem que houvesse prejuízo para a coerência e a correção gramatical do texto.
Segundo o texto, enquanto houver a confusão e a indefinição do "paradigma epistemológico da ciência moderna" (l.14-15), as práticas identitárias estarão baseadas em dúvidas.
No desenvolvimento das idéias do texto, a expressão "essa mudança" (l.17) retoma a idéia de "o olhar que esteja mudando" (l.15-16).
Na linha 1, a forma verbal "vem" está no singular porque concorda com o pronome demonstrativo "o".
Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical ao se escrever, em lugar da oração desenvolvida "que todos sejam forçados" (l.2-3), a reduzida equivalente serem todos forçados.
O desenvolvimento da argumentação permite a inserção da preposição a imediatamente antes de "ganhar" (R.3), de "comer" (l.4) e de "acreditar" (l.4), sem se prejudicar a correção gramatical do texto.
A retirada da expressão "e são" (l.6) preserva a coerência da argumentação, mas omite do texto a explicitação de que "os resultados" (l.5) continuam desastrosos.
Na linha 7, se o termo "dos EUA" fosse substituído por um termo no singular, como, por exemplo, do meu país, a flexão de plural em "sabiam" deveria também ser alterada para o singular, para que fosse mantida a correção gramatical do texto.
O desenvolvimento das idéias no texto permite a inserção, nas linhas 9 e 10, de conectivo de valor explicativo entre as orações, da seguinte forma: iguais, pois elas possuem.
Seriam mantidas a correção gramatical e a coerência de sentidos ao se substituir "essa realidade" (l.11) por à realidade.
O timbre colocado acima do documento identifica o órgão público emissor da carta-convite; por isso, não é necessário o código TJCE completando o número do documento, como seria necessário caso não houvesse o timbre.
Considerando que, no corpo do documento, o destinatário recebe tratamento de "V.S.ª", o sobrescrito do envelope que contiver esse documento deverá apresentar o tratamento Excelentíssimo Senhor.
Seria preservado o respeito às exigências de formalidade e de correção gramatical dos documentos oficiais ao se redigir a parte final do primeiro item do documento em questão da seguinte forma: observando-se o disposto no Projeto de decoração e na Minuta de contrato, em anexo.
Como se vê no texto, por ser documento objeto de publicação, a carta-convite é datada ao final, depois do texto informativo, antes da identificação do emissor, de modo semelhante ao ofício e ao memorando.