Questões de Concurso Público FHS-SE 2009 para Enfermeiro - Urgência e Emergência - SAMU
Foram encontradas 70 questões
O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) aborda os direitos dos profissionais no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE), entre os quais inclui, por exemplo, participar da prática profissional multidisciplinar e interdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade.
O enfermeiro tem o direito de recusar-se a executar uma prescrição medicamentosa em caso de identificação de erro ou ilegibilidade.
Na ocorrência de acidente cirúrgico, em que a assistência prestada foi coletiva, um profissional de enfermagem pode- se eximir da responsabilidade pela falta cometida por considerar que ela foi praticada em equipe, sob respaldo do CEPE.
Alguns princípios éticos guiam a prática da enfermagem. Pelo princípio da justiça, todas as pessoas devem ter oportunidades iguais e receber igual quantidade de serviços e recursos. Assim, se um enfermeiro, durante suas atividades, determinar que algumas pessoas deverão receber mais serviços que outras, por apresentarem maiores necessidades, ele poderá estar desrespeitando esse princípio ético.
Embora tenham ocorrido muitos avanços ligados à área de enfermagem domiciliar no Brasil, a legislação atual não abarca aspectos dessa assistência, e o próprio CEPE não contempla as responsabilidades inerentes à aceitação de atribuições nessa área.
O modelo multiprofissional tradicional, no qual cada categoria trabalha compartimentalizada em seus espaços para posteriormente agregar as partes em um todo, tem-se mostrado eficiente ainda hoje, e a tendência é a manutenção desse modelo.
O atendimento de emergência envolve trabalho complexo, que alia a necessidade de competência técnica e profissional a um constante nível de estresse individual e coletivo. A fim de se alcançarem os objetivos necessários, deve haver humanização no atendimento e cooperação entre os membros da equipe de saúde, em um trabalho centrado no indivíduo/usuário do serviço de saúde.
Os cursos de formação devem preparar os profissionais para estabelecerem relações construtivas com os demais membros da equipe, o que não implica abandono do núcleo de conhecimentos de cada categoria, mas sim integração, respeito mútuo e valorização do espírito científico pelos vários componentes das equipes de saúde.
A equipe de saúde deve estabelecer metas em conjunto, debater decisões de maneira democrática e participativa, distribuir responsabilidades e realizar planejamentos com participação ativa de todos seus membros.
Um administrador eficiente deve unir as habilidades de realizar suas funções administrativas às de um líder, sendo fundamental adotar estilo de liderança caracterizado pela ênfase no grupo, na ausência de críticas, no baixo poder de controle e na busca de motivação do grupo.
As teorias da liderança situacional e contingencial buscam valorizar novas variáveis, que consideram importantes para uma liderança eficiente, como a cultura da organização, os valores do líder e dos comandados, o trabalho, o ambiente, a influência do líder/administrador e a complexidade das situações.
De acordo com a liderança transformacional, existem dois tipos de líderes em cargos administrativos: o administrador tradicional — preocupado com as operações cotidianas — e o administrador comprometido — aquele que possui visão mais ampla e é capaz de fortalecer os outros com ela.
O líder transacional é capaz de identificar valores comuns entre os liderados, é comprometido, tem visão a longo prazo, busca conhecer os efeitos futuros e delega poder.
Os primeiros trabalhos que trataram do estudo científico da liderança focalizaram as características dos liderados e o ambiente de trabalho.
Considerando a assistência de enfermagem no caso hipotético acima, julgue o item.
Para a melhora dos aspectos ligados à função cognitiva, deve-se abordar a paciente de maneira tranquila, dar explicações claras e simples e reforçar aspectos que permitam maior orientação no tempo e espaço, como repetir a data do dia e o local onde se está.
Considerando a assistência de enfermagem no caso hipotético acima, julgue o item.
Devem-se administrar sedativos para diminuir a agitação; e realizar contensão no leito, a fim de minimizar riscos de ferimentos e encorajar longos períodos de sono diurno.
Considerando a assistência de enfermagem no caso hipotético acima, julgue o item.
Devem-se oferecer líquidos orais para fluidificar as secreções respiratórias e controlar as infusões venosas prescritas, a fim de repor o volume de sangue circulante e melhorar a hidratação da paciente.
Considerando a assistência de enfermagem no caso hipotético acima, julgue o item.
Deve-se monitorar o padrão respiratório, avaliando frequência, profundidade das respirações e movimento torácico, além de realizar ausculta respiratória e atentar para mudanças no padrão da ausculta.
Considerando a assistência de enfermagem no caso hipotético acima, julgue o item.
Devem-se oferecer cuidados para incontinência urinária, como monitorar o padrão de micção, cuidar da higiene íntima, manter a pele o mais limpa e seca possível; e avaliar a possibilidade de instituir medidas de educação vesical aos familiares.
Considerando a assistência de enfermagem no caso hipotético acima, julgue o item.
Devem-se monitorar a temperatura corporal no mínimo a cada 4 horas; administrar os medicamentos prescritos; e empregar medidas de redução da febre excessiva (como banho com água tépida).