Questões de Concurso Público FUB 2009 para Arquiteto
Foram encontradas 50 questões
Entre as perspectivas sem ponto de fuga, incluem-se a cavaleira, a isométrica, a bimétrica e a trimétrica. Uma perspectiva isométrica baseia-se em 3 eixos de coordenadas. O eixo Oz é vertical, os eixos Ox e Oy são traçados, respectivamente, com ângulo de 30º em relação à horizontal.
Existem perspectivas de 1, 2 e 3 pontos de fuga, sendo que a de 3 pontos de fuga é denominada perspectiva cônica.
O índice de compacidade do apartamento I é, necessariamente, mais distante do valor ótimo que o índice de compacidade do apartamento II.
O índice de compacidade do apartamento II é maior que 0,9 e menor que 1,0, ou seja, é considerado ótimo.
Desconsiderando-se as aberturas das portas, como se as paredes fossem contínuas e com 15 cm de espessura, é correto afirmar que a densidade das paredes do apartamento II é de 0,7%.
Desprezando-se, nos cálculos, as portas e janelas, a serem incluídas no índice de perdas, a área para pintura das paredes internas do apartamento II é maior que 140 m².
A laje de teto do apartamento II poderá ser corretamente revestida com menos de 22 m² de reboco.
Na latitude de Brasília, o sol nunca fica a pino, o que pode ser observado pelas curvas dos solstícios de inverno e de verão, que não atingem o zênite.
A fachada sudeste da edificação representada no gráfico acima recebe sol durante a manhã inteira no solstício de verão, mas no equinócio, não. No solstício de inverno, às 9 h da manhã, a fachada sudeste fica na sombra.
Uma boa proteção para a fachada sudeste é o brise vertical, já que, no verão, alguns elementos horizontais podem melhorar a proteção aos raios solares que, em ângulo maiores de 60º, atingem a fachada da edificação representada.
A ventilação de uma abertura zenital (shed) é mais eficiente quando seu lado posterior está voltado para os ventos dominantes de leste e a abertura, para o oeste. Nessa posição, a proteção solar na abertura passa a ser dispensável, como pode ser verificado a partir do gráfico acima.
O edifício de grande altura tornou-se viável em decorrência, em parte, da invenção do elevador, no século XIX. No século XXI, surgiu o elevador sem casa de máquinas, o que otimizou o espaço ocupado pelo maquinário, na cobertura do edifício.
Manchas, fungos, degradação de concreto e argamassa, eflorescência, e empolamento de tintas são problemas decorrentes da umidade e da impermeabilização mal feita.
Os projetos de arquitetura que não garantem ventilação e insolação adequadas dos espaços são responsáveis pela posterior insalubridade desses espaços, quando contruídos.
Maxim-ar é uma janela de correr que se recolhe atrás da parede, via de regra em nichos apropriados, o que garante a ventilação através da abertura total da janela.
Basculante é a janela composta de várias folhas menores que, ao abrir, giram em torno de um eixo vertical, normalmente no centro dessas folhas.
A porta de vidro temperado é composta de vidro de segurança, que, quando fraturado, se fragmenta em pequenos pedaços, com arestas menos cortantes. No vidro laminado, os cacos ficam presos a uma lâmina plástica, reduzindo-se o risco de ferimento, em caso de fragmentação.
Exaustor eólico é um sistema que explora a força dos ventos e a dilatação térmica para eliminar problemas de má circulação do ar. A exaustão por esse meio é um processo natural que não afeta o meio ambiente.
A troca de ar por exaustão ocorre quando um ventilador movimenta o ar do exterior para o interior do ambiente.
Considere que determinada estrutura idealizada para habitação seja composta de: pilotis, que sustentam uma laje de transição; painéis portantes, que dividem os ambientes e suportam o peso de dois pavimentos acima; e cobertura superior em laje impermeabilizada. Um sistema desse tipo, caracterizado como sendo de ciclo fechado, não é flexível.