Questões de Concurso Público ICMBIO 2009 para Analista Ambiental
Foram encontradas 9 questões
As palavras “calamidades” (l.1), “desastres” (l.4) e “inundações” (l.9) remetem, no texto, ao termo “enchentes”,
Predomina, no texto, a estrutura argumentativa, em que o autor pretende defender a ideia de que é possível tirar lições a partir de tragédias como a que aconteceu em Santa Catarina.
No trecho “capacidade técnica e experiência suficientes" (l.5-6), caso a palavra sublinhada fosse substituída por bastante, a concordância se faria no singular, uma vez que esta palavra funcionaria como advérbio.
Por “estação telemétrica” (l.7) entende-se um local onde se encontram equipamentos capazes de medir ondas emitidas por aparelhos de telecomunicação.
A vírgula imediatamente antes de “e estudos sobre as áreas de risco” (l.12-13) não precisa ser necessariamente empregada, já que se trata de um processo de coordenação, mas se justifica pelo fato de criar ênfase sobre o fato de os estudos poderem prever os acontecimentos futuros.
Na expressão “curso d’água”, o apóstrofo marca a elisão da vogal final da preposição
O paralelismo sintático é um dos fatores de coesão textual. Um exemplo de paralelismo sintático no texto é dado pelo fato de todos os itens enumerados serem iniciados por verbos no infinitivo.
Os substantivos derivados dos verbos que iniciam os itens da enumeração sobre “o que é preciso fazer” (l.19) são formados pelo acréscimo do sufixo -ção.
Como síntese das ideias contidas no texto, apresenta-se o fato de que as quatro medidas apontadas, se adotadas conjuntamente, podem eliminar de vez os impactos das enchentes no Brasil.