Questões de Concurso Público TCE-AC 2009 para Analista de Controle Externo - Engenharia Florestal
Foram encontradas 30 questões
A região de Bragatina, no nordeste da Amazônia, tem sido alvo de desmatamento há mais de um século, em função da agricultura migratória praticada por migrantes nordestinos e europeus. Durante esses anos de ocupação, as diferentes formas de uso, o tempo e o tipo de manejo originaram diversas formas de sucessão secundária na região. Para estudar mudanças na cobertura vegetal em uma antiga área agrícola dessa região, foi feita uma análise multitemporal, a partir de imagens de satélites, considerando duas épocas (1984 e 1991).
Com base no texto e na tabela acima, que apresenta os resultados
encontrados nessa análise multitemporal, assinale a opção correta.
Na impossibilidade de realização de um censo, o processo de amostragem torna-se imprescindível para o sucesso do inventário e pode ser realizada a partir de métodos aleatórios, sistemáticos ou mistos. Ubialli desenvolveu um trabalho em Mato Grosso com o objetivo de comparar a acurácia e a precisão das estimativas de processos, intensidades e métodos amostrais com valores obtidos pelo censo, em uma floresta ecotonal na região norte matogrossense.
A partir do texto e do gráfico acima, que apresenta parte dos
resultados encontrados e considerando um erro real máximo de
10%, assinale a opção correta.
Em um trabalho que trata da morfologia e do estudo taxonômico das espécies do gênero Philodendron Schott, que ocorrem na Reserva Ecológica de Macaé de Cima, município de Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro, foram encontradas formas de crescimento do caule conforme ilustradas nas figuras abaixo. Assinale a opção correspondente à figura que representa o crescimento monopodial.
Obs. BAP — botão axilar primário
LFL — lâmina foliar com bainha longa
PR — profilo
HI — hipopódio
BAS — botão axilar secundário
LFR — lâmina foliar com bainha reduzida
IA — inflorescência terminal abortada
EPT — espata
EPD — espádice
LFR — lâmina foliar com bainha reduzida
M.A.N. Coelho. Philodendron Schott (Araceae): morfologia e taxonomia das espécies da Reserva Ecológica de Macaé de Cima, Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil. Rodriguésia, o.51, n. 78-79, p. 21-68, 2000 (com adaptações)
A determinação do volume de um tronco depende da sua forma, sendo as mais importantes para a determinação do volume: o cilíndrico, o paraboloide, o cônico e o neiloide, além de utilizar vários métodos de cubagem rigorosa. As figuras abaixo apresentam alguns métodos de cubagem rigorosa do tronco.
A respeito da determinação do volume e dos esquemas de determinação mostrados nas figuras A, B e C, julgue os itens subsequentes.
I A figura A representa o método de cubagem rigorosa de Huber.
II A figura B representa o método de cubagem rigorosa de Smalian.
III A figura C representa o método de cubagem rigorosa de Newton.
IV O fator de forma é a razão entre o volume real de um tronco e o volume de um cilindro com diâmetro igual ao da base do tronco.
Estão certos apenas os itens
Um manejo florestal comunitário tem sido desenvolvido no PC Pedro Peixoto na Amazônia Ocidental como opção no uso das reservas legais para a produção sustentada de madeira, mantendo a biodiversidade das florestas manejadas. A figura abaixo apresenta, de forma compilada, parte dos resultados, de um trabalho na área citada com vistas a estudar a dinâmica florestal do projeto de manejo.
Com base no texto e na figura acima, assinale a opção correta.
A água é um recurso natural imprescindível para a qualidade de vida e o desenvolvimento da população, no entanto, nos dias de hoje, há comprometimento da qualidade da água, decorrente da poluição doméstica, industrial e agrícola. O manejo integrado e participativo de bacias hidrográficas deve ser incentivado, pois visa tornar compatível a produção com a preservação ambiental, resguardando a qualidade da água. A respeito da água, do ciclo hidrológico e do manejo participativo de bacias hidrográficas, julgue os itens a seguir.
I O planeta Terra possui mais de 2/3 de sua superfície cobertos por água e, desse total, 80% são águas salgadas e 20% dos recursos hídricos estão disponíveis para os diferentes usos humanos.
II No ciclo hidrológico, uma parte da água infiltrada no solo atravessa a região das raízes até encontrar camadas impermeáveis, saturando os poros do solo e dando origem ao lençol freático.
III O Brasil possui 80% da disponibilidade de água doce renovável do planeta e, desse total, a maior parte encontra-se nas regiões sul, sudeste e nordeste.
IV O manejo participativo de bacias hidrográficas pode ser dividido em três etapas: diagnóstico, prognóstico e planejamento.
Está (estão) certo(s) apenas o(s) item (ns)
A relação entre os interesses econômicos, a ocupação humana e a preservação do meio ambiente sempre foi de conflito, se antes de forma mais amena, hoje de maneira mais acirrada com o aumento da população mundial. O governo acordou para o problema nas últimas décadas e tem tentado promover uma gestão de equilíbrio do território a partir de instrumentos de planejamento e ordenação das atividades, entre eles, o zoneamento ecológico econômico (ZEE).
Internet:<ambiente.hsw.uol.com.br>(com adaptações)
A busca de parâmetros que apontem a viabilidade ou não de um projeto florestal pode ser feita a partir da sua avaliação econômica. Além das incertezas econômicas inerentes a qualquer avaliação, os plantios florestais têm um segundo complicador, que é o tempo relativamente longo, o que torna mais difícil a tomada de decisões. A respeito dos projetos florestais, julgue os seguintes itens.
I Quanto à finalidade, os projetos podem ser classificados em: implantação, expansão ou ampliação, modernização, recolocação e diversificação.
II Quanto às etapas, um projeto pode ser dividido em: estudos preliminares, anteprojeto, projeto final ou definitivo e montagem e execução.
III Quanto ao tamanho do projeto, quando o tamanho mínimo for igual ao mercado, há viabilidade com segurança, uma vez que a diminuição da demanda não afeta o equilíbrio econômico.
Está (estão) certo (s) apenas o (s) item (ns)
A industrialização da madeira passa necessariamente pela sua caracterização física, mecânica, anatômica e química, e as informações são utilizadas de acordo com o uso final: produção de celulose, de carvão, de móveis, etc. A densidade básica é uma característica que se destaca, por estar relacionada com as demais características, e por isso, é considerada como um dos mais importantes parâmetros para avaliação da qualidade da madeira. A tabela abaixo apresenta a densidade básica de algumas espécies e fornece os dados para se calcular a densidade básica de duas espécies.
Com base no texto e nos dados da tabela acima, assinale a opção
correta.
Sistemas de projeção, referencial geodésico e as escalas utilizadas são conceitos básicos relacionados com princípios de cartografia. Com relação à cartografia, julgue os seguintes itens.
I O datum horizontal oficial do Brasil é o WGS84.
II A unidade de medida do sistema de projeção UTM é dada em graus decimais ou graus, minutos e segundos.
III Para o hemisfério sul e o hemisfério ocidental, os valores de UTM devem ser precedidos de um sinal negativo.
IV 15º 30' 30" de latitude equivale a 15,50º no sistema internacional de unidades (SI).
A quantidade de itens certos é igual a