Questões de Concurso Público EMBASA 2010 para Analista de Saneamento - Analista de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento

Foram encontradas 27 questões

Q45133 Engenharia de Software
Acerca de princípios de engenharia de software, julgue os itens a
seguir.

Um modelo de processo de software descreve os processos que são realizados para atingir o seu desenvolvimento. A notação para as tarefas, os artefatos, os atores e as decisões varia conforme o modelo de processo utilizado.
Alternativas
Q45134 Engenharia de Software
Métricas são utilizadas para medir produtividade, estimar qualidade
dos software e identificar e quantificar as funcionalidades
requeridas para um projeto. Com relação a esse assunto, julgue os
itens que se seguem.

Fator de estimativa de qualidade (EQF, estimate quality factor) é definido como a área sob a curva do valor atual pela área entre o valor estimado e o atual. Isso é o inverso da percentagem de erro ou o erro médio relativo.
Alternativas
Q45135 Engenharia de Software
Métricas são utilizadas para medir produtividade, estimar qualidade
dos software e identificar e quantificar as funcionalidades
requeridas para um projeto. Com relação a esse assunto, julgue os
itens que se seguem.

Itens de contagem para pontos de função incluem entradas, saídas, requisitos, arquivos internos, interfaces externas. Nesse contexto, requisitos são pares de solicitação-resposta que não mudam os dados internos, e saídas são os dados da aplicação exibidos, em que campos individuais são considerados saídas separadas.
Alternativas
Q45136 Engenharia de Software
O RUP (rational unified process) é um processo de engenharia de
software que oferece uma abordagem baseada em disciplinas para
atribuir tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de
desenvolvimento. Sua meta é garantir a produção de software de
alta qualidade que atenda às necessidades dos usuários dentro de
um cronograma e de um orçamento previsíveis. Acerca de RUP,
requisitos e casos de uso, julgue os itens seguintes.

A primeira dimensão do RUP representa o aspecto dinâmico do processo quando ele é aprovado e é expressa em termos de fases, iterações e marcos.
Alternativas
Q45137 Engenharia de Software
O RUP (rational unified process) é um processo de engenharia de
software que oferece uma abordagem baseada em disciplinas para
atribuir tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de
desenvolvimento. Sua meta é garantir a produção de software de
alta qualidade que atenda às necessidades dos usuários dentro de
um cronograma e de um orçamento previsíveis. Acerca de RUP,
requisitos e casos de uso, julgue os itens seguintes.

Sob a perspectiva de gerenciamento, o ciclo de vida de software do RUP é dividido em quatro fases sequenciais cujos finais são delimitados por marcos e avaliados para determinar se os objetivos da fase foram alcançados.
Alternativas
Q45138 Engenharia de Software
O RUP (rational unified process) é um processo de engenharia de
software que oferece uma abordagem baseada em disciplinas para
atribuir tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de
desenvolvimento. Sua meta é garantir a produção de software de
alta qualidade que atenda às necessidades dos usuários dentro de
um cronograma e de um orçamento previsíveis. Acerca de RUP,
requisitos e casos de uso, julgue os itens seguintes.

No RUP, os manuais dos sistemas e as rotinas de teste são definidos a partir dos casos de uso. Entretanto, os elementos da arquitetura e a estratégia de implantação do sistema, por se relacionarem com a infraestrutura e não com os requisitos funcionais, não são definidos com base nos casos de uso.
Alternativas
Q45139 Engenharia de Software
Imagem 013.jpg

A figura acima é um exemplo de diagrama de transição de estados,
que permite modelar como o sistema responde a eventos internos e
externos, especificando o que acontece quando o evento ocorre. Ele
é útil para modelar o comportamento de sistemas de tempo real, já
que tais sistemas lidam com estímulos do ambiente. A respeito
desse assunto e da figura acima, julgue os próximos itens.

É possível criar um diagrama de transição de estados que descreva o ciclo de vida de um objeto em níveis de detalhe arbitrariamente simples ou complexos, dependendo das necessidades, pois não há a obrigação de ilustrar todos os eventos possíveis.
Alternativas
Q45140 Engenharia de Software
Imagem 013.jpg

A figura acima é um exemplo de diagrama de transição de estados,
que permite modelar como o sistema responde a eventos internos e
externos, especificando o que acontece quando o evento ocorre. Ele
é útil para modelar o comportamento de sistemas de tempo real, já
que tais sistemas lidam com estímulos do ambiente. A respeito
desse assunto e da figura acima, julgue os próximos itens.

Na figura, A associa-se a uma ação de guarda, e B, a uma ação de transição.
Alternativas
Q45141 Engenharia de Software
Acerca das verificações e dos testes, julgue o item abaixo.

Programação e testes são atividades que acontecem na fase de concepção do processo unificado, pois a realimentação e os testes precoces servem para evoluir os requisitos.
Alternativas
Q45142 Engenharia de Software
Com relação aos conceitos e às disciplinas considerados no
processo unificado, julgue os itens de 76 a 80.

São atividades que se realizam no âmbito da disciplina de requisitos: identificar junto aos clientes o que o sistema deve fazer; definir escopo; e fornecer uma base para estimativas.
Alternativas
Q45143 Engenharia de Software
Com relação aos conceitos e às disciplinas considerados no
processo unificado, julgue os itens de 76 a 80.

No processo unificado, os modelos de caso de uso encontramse na disciplina de requisitos, enquanto plano de desenvolvimento de software e especificações suplementares são partes da disciplina gerenciamento de projeto.
Alternativas
Q45144 Engenharia de Software
Com relação aos conceitos e às disciplinas considerados no
processo unificado, julgue os itens de 76 a 80.

A disciplina análise e projeto desenvolve e mantém os artefatos de suporte que são utilizados pela disciplina teste.
Alternativas
Q45145 Engenharia de Software
Com relação aos conceitos e às disciplinas considerados no
processo unificado, julgue os itens de 76 a 80.

Na atividade planejar teste, a cobertura dos testes planejados é calculada pela razãoImagem 014.jpg, em que T P é o número de testes planejados expressos como procedimentos ou casos de teste e RfT é o número total de requisitos do teste.
Alternativas
Q45146 Engenharia de Software
Com relação aos conceitos e às disciplinas considerados no
processo unificado, julgue os itens de 76 a 80.

O escopo da disciplina implementação é limitado aos testes das classes individuais e ao teste de implementação, enquanto o teste do sistema é descrito na disciplina teste.
Alternativas
Q45147 Engenharia de Software
Com relação aos conceitos de programação orientada a objetos,
julgue os itens a seguir.

Em orientação a objetos, estão disponíveis dois tipos de objetos: os concretos e os abstratos.
Alternativas
Q45148 Engenharia de Software
Com relação aos conceitos de programação orientada a objetos,
julgue os itens a seguir.

O método da classe é usado para agrupar os objetos com base em algum conjunto de propriedades comuns a todos eles.
Alternativas
Q45149 Engenharia de Software
Com relação aos conceitos de programação orientada a objetos,
julgue os itens a seguir.

A herança, em orientação a objetos, está relacionada ao fato de que objetos podem herdar características comuns de outros objetos.
Alternativas
Q45160 Engenharia de Software
A respeiro dos diagramas da UML, julgue os itens subsequentes.

Os diagramas em UML podem ser estáticos ou dinâmicos. O diagrama de classes é um exemplo de um diagrama dinâmico.
Alternativas
Q45161 Engenharia de Software
A respeiro dos diagramas da UML, julgue os itens subsequentes.

Um diagrama de casos de uso descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário. É comum o uso de atores nesse diagrama.
Alternativas
Q45162 Engenharia de Software
A respeiro dos diagramas da UML, julgue os itens subsequentes.

O objetivo principal de um diagrama de pacotes é agrupar os pacotes em classes. Esse tipo de diagrama pode usar dependências.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: C
5: C
6: E
7: C
8: E
9: C
10: C
11: E
12: E
13: C
14: C
15: C
16: E
17: C
18: E
19: C
20: E