Questões de Concurso Público HUB 2010 para Edital nº 2 - Residência Multiprofissional - Odontologia
Foram encontradas 70 questões
No ambiente periodontal, algumas bactérias como P. gingivalis e P. intermedia são providas de fimbrias ou de fibrilas contendo adesinas que permitem sua adesão ao epitélio da bolsa periodontal.
As coagregações heterotípicas favorecem o acúmulo do biofilme. Na maior parte dos casos, os patógenos periodontais são colonizadores intermediários e, principalmente, tardios, necessitando dos iniciais para sua implantação.
No primeiro ano de vida, mais da metade da microbiota bucal é constituída por Streptococcus spp, principalmente da espécie S. sobrinus que tem grande afinidade com a mucosa. O restante é constituído principalmente por estafilococos, Veilonella spp e Neisseria spp.
O aumento do número de bactérias periodontopatogênicas no sulco gengival ocorre, geralmente, a partir da fase de dentição mista.
O estabelecimento dos estreptococos do grupo mutans na superfície dentária ocorre posteriormente ao do S. sanguinis, o que comprova a sua dependência do ácido para-amino-benzoico (BAPA), produzido por este grupo.
As lesões herpéticas secundárias no paciente imunossuprimido são atípicas e podem ser crônicas, destrutivas, e não se restringem, de modo geral, à cavidade bucal.
Na doença primária caracteristicamente evidente ocorre uma erupção vesículo-ulcerativa (gengivoestomatite primária) nos tecidos bucais e peribucais. O local da erupção é, normalmente, diferente daquele do contato inicial.
Os pacientes soropositivos para o HSV que estão sendo preparados para o transplante de medula óssea com quimioterápicos, como a ciclosfosfamida (com ou sem irradiação corporal total), apresentam risco de infecção herpética secundária, que é particularmente grave.
A quimioterapia pós-transplante predispõe os pacientes soropositivos às infecções bucais recidivantes graves.
Durante a latência, poucos vírions são produzidos. Existe expressão dos genes precoces, mas não dos tardios, além de não existirem vírus livres.
O tratamento de escolha para as aftas menores são os corticosteroides tópicos, sistêmicos, intralesionais e imunossupressores.
Em pacientes com aftas persistentes, o diagnóstico de doença de Crohn deve ser investigado.
As aftas bucais recidivantes constituem uma característica constante da síndrome de Behcet.
A afta herpetiforme ocorre somente na mucosa não queratinizada.
O cisto dentígero desenvolve-se a partir da proliferação de remanescentes do órgão do esmalte ou do epitélio reduzido do esmalte. É revestido por epitélio escamoso estratificado queratinizado.
O cisto odontogênico glandular ou cisto sialodontogênico tem ocorrência relativamente comum, é localmente agressivo e recidivante em mais de 50% dos casos.
O ceratocisto odontogênico pode ser encontrado em qualquer local dos ossos gnáticos, diferencia-se radiograficamente dos outros cistos e geralmente apresenta expansão da cortical lingual.
O cisto periodontal lateral é um cisto do desenvolvimento queratinizado que pode ocorrer lateralmente à raiz de um dente.
O tratamento recomendado do cisto ósseo traumático é excisão completa.
A osteoradionecrose pode ocorrer em pacientes que sofreram irradiação antineoplásica local devido à vascularização reduzida e destruição dos osteócitos.