Questões de Concurso Público HUB 2010 para Edital nº 2 - Residência Multiprofissional - Serviço Social
Foram encontradas 41 questões
Na construção do projeto ético-político, as entidades da categoria, como o conjunto CFESS–CRESS (Conselho Federal de Serviço Social – Conselhos Regionais de Serviço Social), ganharam relevância, ao mesmo tempo em que passaram por um processo de renovação que possibilitou, entre outras mudanças, a superação das características corporativas e burocráticas.
A política nacional de fiscalização do exercício profissional apoia-se exclusivamente na dimensão normativo-reguladora, tendo em vista o compromisso com a legalidade da atuação profissional.
Constitui competência dos CRESS estabelecer o sistema de registro profissional em conformidade com a realidade de sua área de abrangência.
O código de ética vigente define como dever do assistente social denunciar práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade e o policiamento dos comportamentos, quando identificados no exercício profissional.
Em trabalho multidisciplinar, é admissível que o assistente social revele aos outros profissionais da equipe as informações sigilosas quando a gravidade da situação provocar prejuízos aos interesses do usuário.
Os valores que motivam as escolhas e tomadas de decisão, no exercício profissional, pertencem ao campo da ética, que constitui um espaço de reflexão permanente sobre o significado desses valores.
Com a elaboração do seu Código de Ética, em 1986, importante mudança de concepção das referências éticas de Serviço Social ocorreu: foi a partir daí que a ética fundamentada nos valores humanistas e nos pressupostos da neutralidade se difundiu.
Nos casos de intimação para depor como testemunha diante de autoridade competente, o assistente social deve limitar-se a revelar somente os aspectos relacionados à convivência social de que tomou conhecimento durante o atendimento do usuário em questão.
O projeto ético político da profissão, ao apontar para a construção de nova ordem societária, sinaliza, também, para a necessidade de mediações teóricas, éticas e políticas no processo de intervenção profissional.
Uma das principais funções da política social consiste em concretizar direitos de cidadania conquistados pela sociedade e guiados pelo princípio da liberdade.
A análise das políticas sociais resultantes da relação contraditória entre Estado e sociedade civil é pautada pelo paradigma do racionalismo tecnocrático na busca efetiva da solução dos problemas sociais.
O assistente social de um serviço de saúde, com grande demanda de atendimento, deve ter o hábito de anotar as frases mais significativas ditas pelo usuário no decorrer da entrevista, independentemente da sua permissão, de forma a assegurar o registro literal das informações sobre sua história de vida.
Em uma entrevista de aconselhamento, o foco de atenção na identificação das demandas apresentadas pelo usuário e a interpretação de seu conteúdo são os mesmos quando a identificação é realizada conjuntamente com o psicólogo, no âmbito do trabalho interdisciplinar.
Recomenda-se ao assistente social o uso de técnicas de reconhecimento de território nas entrevistas, cujos objetivos direcionam-se para o desenvolvimento do processo educativo.
Cabe ao assistente social, no papel de entrevistador, direcionar o diálogo com o usuário, de modo que os objetivos coincidentes entre ambos representem o esforço de conciliação e preservem a relação de igualdade e confiança, em detrimento da relação hierárquica e de poder.
Com a finalidade de apreender o que não é transmitido pelo entrevistado em uma visita domiciliar, o assistente social deve adotar a técnica de entrevista semiestruturada ou de perguntas abertas, conjugada à técnica de observação.
Na realização de uma entrevista, o assistente social deve usar a técnica de clarificação, com a intenção de auxiliar o entrevistado a detalhar mais determinado assunto e refletir sobre ele, como no seguinte diálogo: Usuário: Só tem discussão quando bebo. Assistente social: Poderia me ajudar a entender como você é quando não bebe?
Na entrevista, o uso da síntese integradora consiste em apresentar ao usuário o ponto de vista do entrevistador acerca dos temas abordados e finalizar o trabalho a partir do resumo conclusivo desenvolvido pelo profissional.
A visita do assistente social a uma instituição, a fim de conhecer o trabalho desenvolvido, bem como de avaliar a cobertura e qualidade dos serviços prestados, requer do profissional amplo conhecimento acerca das políticas sociais.
Ao realizar uma visita domiciliar, recomenda-se que o assistente social não explicite o seu objetivo, para evitar que a família interfira no processo de obtenção das informações relativas à sua dinâmica interna.