Questões de Concurso Público EBC 2011 para Analista, Produção de Arte e Cenografia
Foram encontradas 120 questões
Verifica-se, com base na leitura do texto, que a ética profissional na atividade jornalística é um tema tratado com superficialidade no meio acadêmico.
No texto, sugere-se que cabe ao jornalista o papel de promover o acesso ao conhecimento nas diferentes áreas do saber, o que deve ser feito de forma fidedigna.
Conforme o que se afirma no texto, as novas tecnologias de comunicação e de multimídia promovem a disseminação do conhecimento científico produzido mundialmente.
Infere-se do texto que o acesso à informação interfere na vida da população de grandes cidades do mundo inteiro.
No período “Parece que sim, porque (...) receberão efeitos.” (L .11-16), a substituição do ponto final por ponto de interrogação manteria a coerência do texto, mas, nesse caso, de acordo com a prescrição gramatical, o vocábulo “porque” deveria ser grafado como por que.
O trecho “para a área, para a nova mediação social da realidade” (L .27-28) poderia ser substituído, sem prejuízo de ordem sintática ou semântica ao texto, por: à área, à nova mediação social da realidade.
O trecho “A quantidade de conhecimento produzido (...) e sua disponibilização permitem que (...) as pessoas tenham potencialmente acesso a essa produção” (L .6-10) poderia ser reescrito sem prejuízo sintático ou semântico da seguinte forma: A quantidade de conhecimento produzido (...) e disponibilizado permitem que (...) as pessoas tenham acesso a essa produção em potencial.
A interatividade é, de acordo com o que se depreende da leitura do texto, algo capaz de ensejar o exercício da cidadania.
Infere-se da leitura do texto que os outdoors são ótimos recursos midiáticos, pois despertam a atenção dos consumidores.
Consoante o que se afirma no texto, a interatividade favorece a audiência nos programas veiculados nos meios de comunicação.
De acordo com as informações do texto, a participação da população nos programas interativos é usada como pesquisa indicativa da preferência do consumidor.
A substituição dos dois-pontos empregados logo após “comunicação” (L .8) pelo vocábulo pois alteraria o sentido original do texto.
O trecho “o sujeito tem postos diante de si apenas caminhos já prontos, sem possibilidades de mudar o que lhe foi ofertado” (L .35-36) pode ser resumido, com correção gramatical, da seguinte forma: caminhos prontos são colocados diante do sujeito, sem que lhe seja possível mudá-los.
As orações “São tantos os espaços para a dita participação popular” (L .1) e “não há espaços de visibilidade claros” (L .11) são exemplos de oração sem sujeito.
Julgue os itens seguintes, referentes à redação de correspondência oficial.
Nos textos de correspondência oficial, recomenda-se, para facilitar a compreensão da mensagem, o emprego de períodos pouco extensos e escritos em linguagem formal e culta.
Julgue os itens seguintes, referentes à redação de correspondência oficial.
O ofício e o memorando apresentam, em geral, a mesma formatação, chamada de padrão ofício.
Os itens a seguir apresentam trechos de textos. Julgue-os com relação à língua portuguesa padrão e à forma e ao estilo requeridos para a redação de correspondência oficial.
Senhor Ministro,
Em complemento às informações transmitidas no último telegrama, informamos a Vossa Excelência que a reforma no setor de telecomunicações terá início às 7 h 30 min da próxima segunda-feira e deverá se estender por duas semanas.
Nesse ínterim, as salas anexas ao setor ficarão disponíveis para a execução das atividades laborais.
Os itens a seguir apresentam trechos de textos. Julgue-os com relação à língua portuguesa padrão e à forma e ao estilo requeridos para a redação de correspondência oficial.
Ilustríssimos Senhores, Dirigimos-nos a esta secretaria afim de solicitar a divulgação dos resultados institucionais obtidos no triênio 2008-2010.
Caso sejam falsas as proposições “Jornalistas são perspicazes” e “Jornalistas são sagazes”, então também será falsa a conclusão do argumento.
A proposição Q é logicamente equivalente a “Se jornalistas entrevistam celebridades e não são irônicos, então são sensacionalistas”.