Questões de Concurso Público MCTI 2012 para Técnico, Tema VII
Foram encontradas 14 questões
O fundo de arquivo acumulado por uma organização é resultado da aplicação do princípio da ordem original.
O documento de arquivo é aquele acumulado, naturalmente, como resultado das atividades de uma organização pública ou privada.
Os arquivos do MCTI são formados pelos documentos em suporte papel e em suporte eletrônico, pelos documentos bibliográficos e pelos documentos museológicos.
No MCTI, as orientações para a organização dos documentos de arquivo são dadas pelo Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA) e pelo Sistema Nacional de Arquivos (SINAR).
Os documentos públicos são identificados como ativos, inativos e elimináveis
Arquivística é a disciplina que tem como objetivo tratar as coleções de documentos produzidos e(ou) recebidos pelas pessoas físicas ou jurídicas.
A ordenação de documento é uma atividade anterior à classificação e posterior ao arquivamento.
A determinação dos prazos de guarda nos arquivos corrente e intermediário em uma tabela de temporalidade é feita, geralmente, na unidade de tempo ano.
A gestão de documentos envolve as sete funções arquivísticas: criação, classificação, avaliação, difusão, descrição, aquisição e preservação.
A distribuição de documentos, uma das atividades de protocolo, é desenvolvida em todos os setores de uma organização.
A classificação dos documentos produzidos e(ou) recebidos pela atividade-meio do MCTI é feita a partir do Código de Classificação de Documentos de Arquivo, elaborado pelo Conselho Nacional de Arquivos para os órgãos da administração pública federal.
As melhores condições ambientais para guarda de documentos em suporte papel consistem em temperatura baixa e umidade alta.
A restauração de documentos é uma técnica de combate a insetos, que degradam, principalmente, os documentos em suporte papel.
Os documentos de arquivo em suporte papel devem ser acondicionados em pastas suspensas ou caixas-arquivo de papelão produzido com pH neutro.